Mostra na Amparo 60 revela olhar feminino, social e existencial

Coletiva 'A noite não adormecerá' apresenta 15 trabalhos de 11 artistas mulheres

"Resignação", de Gio Simões, analisa a relação da mulher com a natureza"Resignação", de Gio Simões, analisa a relação da mulher com a natureza - Foto: Divulgação

A primeira exposição do ano da Galeria Amparo 60, em Boa Viagem, traz uma proposta curatorial condizente com discussões que estão em voga no atual momento. Com curadoria da jornalista e pesquisadora Julya Vasconcelos, a mostra coletiva "A noite não adormecerá" reúne 15 trabalhos de 11 artistas mulheres, que lançam seus olhares para questões de cunho político, social e existencial. A abertura para convidados ocorre nesta quinta-feira (1º) , às 19h, e as visitas podem ser realizadas na sexta-feira (2) até o dia 21 de abril.

Leia também:
Eventos promovem celebração político-cultural às mulheres em março
Novos rumos da fotografia diante de sua popularização
Exposição resgata objetos de grandes nomes do frevo

Estreante na função de curadora, Julya recebeu a missão de montar uma exposição que abrigasse obras de diversas criadoras. A ideia surgiu de Lúcia Costa Santos, proprietária da galeria, ao fazer uma reflexão sobre a prevalência masculina em seu casting de artistas. "Nos vernissages, sempre reunimos os artistas para fazer uma foto. Observando essas imagens, percebi que os homens estão sempre em maior quantidade. Ficou a pergunta: onde estão as mulheres na arte?", lembra a galerista.

Incitada a dar resposta a esse questionamento, Julya foi em busca de um grupo heterogêneo de mulheres cujas criações estão em profundo diálogo com a contemporaneidade. "Os trabalhos tratam de diferentes temas, mas têm uma característica semelhante. Observei certa aspereza em todos eles. Existe o senso comum - e bobo - de que a arte produzida por mulheres puxaria pela delicadeza. Elas fazem exatamente o contrário, falando de questões difíceis e subjetivas", afirma a curadora.

Com a colaboração das artistas, ela chegou ao poema "A noite não adormece nos olhos das mulheres", da escritora mineira Conceição Evaristo. "Foi essa a inspiração para o título da mostra. O texto fala da sensação de estar sempre em alerta, atenta ao que acontece ao redor, que é algo visível em todas essas criadoras", explica.

Julya Vasconcelos é responsável pela curadoria da mostra

Julya Vasconcelos é responsável pela curadoria da mostra - Crédito: Brenda Alcântara/Folha de Pernambuco

A lista traz nomes que já figuram no time da galeria (Juliana Lapa, Amanda Melo da Mota e Alice Vinagre) e convidadas (Gio Simões, Clara Moreira, Regina Parra, Virgínia de Medeiros, Marie Carangi, Regina Galindo, Juliana Notari e Maré de Matos). Suas obras chegam ao público em diferentes plataformas, que vão do desenho ao vídeo performance.

A pernambucana Marie Carangi leva para a mostra um recorte de sua instalação "Corte estilo guilhotina" (2014), que já passou pelo Recife, São Paulo e Rio de Janeiro. No projeto, a artista utilizava uma guilhotina gráfica para cortar cabelos. Além dessa obra, ela apresenta uma performance inédita, batizada de "Escuta a teta", na abertura da coletiva. Já a também pernambucana Gio Simões investiga a relação feminina com a natureza com o quadro "Resignação". "É um trabalho que surge de um processo criativo bem consciente de busca pessoal por autoconhecimento", aponta.

Serviço:
Exposição "A noite não adormecerá"
Abertura no dia 1º de março, a partir das 19h. Visitação de 2 de março a 21 de abril; terça a sexta-feira, das 10h às 19h, e aos sábados, das 11h às 17h
Na Galeria Amparo 60 Califórnia (Rua Artur Muniz, 82, 1º andar, salas 13/14, Boa Viagem)
Entrada gratuita
Informações: (81) 3033-6060

Veja também

Após desfalcar The Voice Kids, Claudia Leitte volta como jurada em versão sênior do programa
disputa musical

Após desfalcar The Voice Kids, Claudia Leitte volta como jurada em versão sênior do programa

Com A Fazenda, Record fica à frente da Globo pela terceira vez em uma semana
televisão

Com A Fazenda, Record fica à frente da Globo pela terceira vez em uma semana