A-A+

CINEMA

Mostra Periférica terá terceira edição com filmes latino-americanos

As inscrições de curtas-metragens podem ser feitas até 17 de fevereiro.

Registro da mostra realizada antes da pandemiaRegistro da mostra realizada antes da pandemia - Foto: Aline Sales/Divulgação

A Periférica - Mostra de Cinema de Camaragibe chega a sua terceira edição com novidades. Pela primeira vez, o evento contará com a exibição de filmes estrangeiros, vindos de países da América Latina, e transformando a ação pernambucana em uma mostra internacional.

A edição deste ano ocorre de 23 a 28 de março, em formato online, devido à pandemia da Covid-19. A mostra terá a exibição de curtas-metragens, oficinas e sessões especiais com exibição de longas-metragens.
 
As inscrições estão abertas para curtas produzidos a partir de janeiro de 2019. Os interessados em participar do evento devem realizar a inscrição gratuitamente até 17 de fevereiro. 

O formulário para filmes brasileiros está disponível no link http://bit.ly/Inscricoes_curtasbrasileiros. Já os produtores estrangeiros devem se inscrever no link http://bit.ly/Producciones_LatinoAmerica.

Adotando um formato não-competitivo, a Periférica avaliará as obras por meio de uma comissão curadora. Podem ser inscritos filmes nas categorias de ficção, animação, documentário ou experimental com duração de no máximo 25 minutos. Curtas que tenham recursos de acessibilidade terão prioridade na seleção. o resultado deverá ser divulgado até o dia 16 de março nas redes sociais do evento. 

DIVERSIDADE - A programação da Periférica será composta pelas seguintes sessões não-competitivas: Mostra Aquarela, para curtas metragens nacionais; Mostra Josenita Duda, para curtas metragens realizados por mulheres cis/trans e público LBTQAI+; Mostra Origens, para curtas metragens feitos por realizadores e realizadoras negros e negras, indígenas e povos ciganos; e Mostra Dona Dora, para curtas metragens produzidos em países da América Latina (com exceção do Brasil, posi há mostra específica para os filmes nacionais).

A cada edição, a Periférica presta homenagem a uma personalidade de Camaragibe. Neste ano, a homenageada será Dona Dora, liderança da cultura popular que, desde 1965, mantém o Boi Rubro Negro, tradicional agremiação carnavalesca de Camaragibe, com sede no bairro Alto Santo Antônio.  

A Periférica - Mostra de Cinema de Camaragibe é realizada pelo Pós - Traumático Coletivo, Tacamacaca Produções, Maat Produções e Cineclube Universo Paralelo. O projeto conta com incentivo da Lei Aldir Blanc, por meio do edital lançado pela Secretaria de Cultura do Governo de Pernambuco.

SERVIÇO
Inscrições de curtas-metragens na Periférica - III Mostra de Cinema de Camaragibe  De 03 a 17 de fevereiro

Acesse o regulamento e fichas de inscrições nos links:
Versão em Português: http://bit.ly/Regulamento_PT_Periferica
Formulário para filmes brasileiros: http://bit.ly/Inscricoes_curtasbrasileiros

Versão em Espanhol: http://bit.ly/Reglamento_Periferica
Formulário para filmes de países da América Latina: http://bit.ly/Producciones_LatinoAmerica

Informações: [email protected]

Veja também

Noite de humor com Rafael Tibério e Ítalo Lima no próximo dia 21

Noite de humor com Rafael Tibério e Ítalo Lima no próximo dia 21

Alinne Moraes diz que personagem vai quase enlouquecer

Alinne Moraes diz que personagem vai quase enlouquecer