A-A+

ARQUITETURA

Museu da Cidade do Recife: atividade gratuita e exposição sobre platibandas do bairro de São José

A atividade faz parte da programação da 15ª Semana da Primavera dos Museus

A exposição acontece nos dias 23, 24 e 25 de setembro A exposição acontece nos dias 23, 24 e 25 de setembro  - Foto: Divulgação

Construídas para escoar a água das chuvas e para  "esconder" os telhados das casas, as platibandas são motivos de curiosidade de quem passa no bairro de São José, no Recife ou até mesmo em Olinda e no interior de Pernambuco. 

As platibandas, que eram comum no fim do século XIX e início do século XX, tornaram-se também elementos decorativos de residências e pequenos edifícios, com aplicações encontradas nos mais diversos motivos e formatos.

Com isso, o Museu da Cidade do Recife promove entre os dias 23 e 25 de setembro a exposição "Platibandas e Fachadas: São José". O intuito da ação é valorizar o patrimônio arquitetônico do bairro de São José. É obrigatório o uso de máscara durante a visitação.

 

A atividade faz parte da programação da 15ª Semana da Primavera dos Museus, e toda a família, crianças e adultos podem participar.  Ao conhecer sobre a arquitetura e platibandas, o público convidado a usar a criatividade para fazer uma releitura dessas construções, utilizando a técnica de colagem. A atividade dura 30 minutos.
 

Além da atividade gratuita, o Museu também abre, no dia 23 de setembro, a exposição temporária "Platibandas e Fachadas: São José", que ficará em cartaz na Sala das Cidades. O espaço terá uma varal com fotografias, lambe-lambes, textos em lettering e outros dispositivos visuais sobre as platibandas do bairro de São José.

 Objetos do acervo do Museu que remetem às construções da cidade, como azulejos e pinhas, também estarão expostos no local.

SERVIÇO:
 
"Platibandas e Fachadas: São José"  - Programação para celebrar a 15ª Primavera dos Museus
 
Atividade gratuita:
Dias 23, 24 e 25 de setembro
Das 13h às 16h (duração de 30 minutos)
Não é necessário inscrição prévia. Para participar, basta visitar o Museu entre 13h às 16h, nos dias com programação.
 
Exposição "Platibandas e Fachadas: São José" 
De 23 de setembro a 23 de outubro
Na Sala das Cidades
 


 

Veja também

Noite de humor com Rafael Tibério e Ítalo Lima no próximo dia 21

Noite de humor com Rafael Tibério e Ítalo Lima no próximo dia 21

Alinne Moraes diz que personagem vai quase enlouquecer

Alinne Moraes diz que personagem vai quase enlouquecer