ARQUITETURA

Museu da Cidade do Recife: atividade gratuita e exposição sobre platibandas do bairro de São José

A atividade faz parte da programação da 15ª Semana da Primavera dos Museus

A exposição acontece nos dias 23, 24 e 25 de setembro A exposição acontece nos dias 23, 24 e 25 de setembro  - Foto: Divulgação

Construídas para escoar a água das chuvas e para  "esconder" os telhados das casas, as platibandas são motivos de curiosidade de quem passa no bairro de São José, no Recife ou até mesmo em Olinda e no interior de Pernambuco. 

As platibandas, que eram comum no fim do século XIX e início do século XX, tornaram-se também elementos decorativos de residências e pequenos edifícios, com aplicações encontradas nos mais diversos motivos e formatos.

Com isso, o Museu da Cidade do Recife promove entre os dias 23 e 25 de setembro a exposição "Platibandas e Fachadas: São José". O intuito da ação é valorizar o patrimônio arquitetônico do bairro de São José. É obrigatório o uso de máscara durante a visitação.

 

A atividade faz parte da programação da 15ª Semana da Primavera dos Museus, e toda a família, crianças e adultos podem participar.  Ao conhecer sobre a arquitetura e platibandas, o público convidado a usar a criatividade para fazer uma releitura dessas construções, utilizando a técnica de colagem. A atividade dura 30 minutos.
 

Além da atividade gratuita, o Museu também abre, no dia 23 de setembro, a exposição temporária "Platibandas e Fachadas: São José", que ficará em cartaz na Sala das Cidades. O espaço terá uma varal com fotografias, lambe-lambes, textos em lettering e outros dispositivos visuais sobre as platibandas do bairro de São José.

 Objetos do acervo do Museu que remetem às construções da cidade, como azulejos e pinhas, também estarão expostos no local.

SERVIÇO:
 
"Platibandas e Fachadas: São José"  - Programação para celebrar a 15ª Primavera dos Museus
 
Atividade gratuita:
Dias 23, 24 e 25 de setembro
Das 13h às 16h (duração de 30 minutos)
Não é necessário inscrição prévia. Para participar, basta visitar o Museu entre 13h às 16h, nos dias com programação.
 
Exposição "Platibandas e Fachadas: São José" 
De 23 de setembro a 23 de outubro
Na Sala das Cidades
 


 

Veja também

Dançarino atingido por telão em show do Mirror em Hong Kong acorda do coma
BOY BAND

Dançarino atingido por telão em show do Mirror em Hong Kong acorda do coma

O Caminho já é o destino. Por que a jornada do Herói faz tanto sucesso?

O Caminho já é o destino. Por que a jornada do Herói faz tanto sucesso?