Museu da Cidade do Recife oferece programação de férias

Oficina de origami e o jogo 'O Forte e o Tempo' estão entre as atividades promovidas para crianças pelo Museu neste mês de julho

Oficina de fériasOficina de férias - Foto: Divulgação

Dobraduras dão o tom do final de semana no Museu da Cidade do Recife. Nesse sábado (14), o equipamento, localizado no Forte das Cinco Pontas, promove oficinas de origami.

Essa atividade compõe uma programação de férias com brincadeiras pensadas, através de oficinas gratuitas, para estimular o visitante a conhecer a história do Forte e a nova exposição "Cinco Pontas". De maneira lúdica, os exercícios servem de aprendizado, promovendo mais contato com a diversão manual e se distanciando do mundo virtual.

A oficina de origamis terá dois momentos. Primeiro, as crianças vão produzir quatro peças que serão relacionadas, de alguma forma, com a exposição principal, mas a relação só será descoberta por elas ao final da elaboração. Depois de montados, os origamis serão levados para compor a Mostra, formando um forte, símbolo da invasão holandesa.

Leia também:
Festival de Teatro para Crianças é um dos roteiros das férias
Um roteiro de atividades para as crianças nas férias do mês de julho
Oficinas de férias são opções para crianças

A atividade, ministrada por Rayza Bazante, visa aproximar as crianças do trabalho artesanal. "É um trabalho simples, com papel, que elas vão poder reproduzir em casa, compartilhar com os pais e levar também para os outros dias de férias", afirma.

De acordo com a mediadora, é possível mostrar também que o museu tem outras leituras possíveis que não passem necessariamente pela fala. "Elas vão poder ver o trabalho realizado sendo transformado e, assim, se tornarem protagonistas da história", destaca. A atividade é destinada às crianças, mas poderá ser realizada por pessoas de todas as idades. Menores de 10 anos somente acompanhados dos pais.

A partir do dia 21 de julho, os passantes contarão com a oficina Cartonera, ocasião em que terão a oportunidade de manusear papelão para confecção de livros. Com inspiração dos elementos encontrados no Forte, o evento terá consultoria de Emerson Pontes e será executada pela equipe do museu.

Como programação fixa, O Forte e o Tempo, é um jogo voltado à interação com a fortaleza de maneira diferente. Após passear pela mostra, eles podem jogar, respondendo perguntas para construir seu próprio forte.

Veja também

‘Crônicas Comunistas’ espelha aventura ideológica da família Azedo Pimenta
Literatura

‘Crônicas Comunistas’ espelha aventura ideológica da família Azedo Pimenta

Ex-galã reaparece após ganhar peso para viver personagem de 270 kg
Brendan Fraser

Ex-galã reaparece após ganhar peso para personagem de 270 kg