A-A+

Cultura

Museu da Compesa entra no roteiro cultural de Pernambuco; veja como visitar online e presencialmente

Público vive a experiência com uma sala expositiva que reúne tecnologia, interatividade e educação

Museu Universo CompesaMuseu Universo Compesa - Foto: Divulgação/Compesa

Contar a história do saneamento em Pernambuco através do resgate, preservação e difusão da memória é o objetivo do Museu Universo Compesa, aberto pela companhia no ano marcado pelo seu cinquentenário. O acervo do equipamento conta com mais de 250 itens.

Com um ambiente híbrido, o equipamento, localizado na sede administrativa da Compesa, no bairro de Santo Amaro, área central do Recife, pode ser visitado de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, mediante agendamento por telefone no (81) 3412-9039. As visitas virtuais, em formato 360º, estão disponíveis no site do museu

Nas visitas presenciais, o público vive a experiência com uma sala expositiva que reúne tecnologia, interatividade e educação. 

A presidente da Compesa, Manuela Marinho, destaca a importância da preservação da memória do saneamento.

“O Museu Universo Compesa marca a história do saneamento e dos 50 anos da Compesa e está sendo entregue aos pernambucanos como mais um instrumento de cultura, preservação da memória, transmissão de conhecimento e resgate do patrimônio sociocultural do Estado. O novo espaço reafirma o compromisso de responsabilidade socioambiental da Compesa com a história que vem sendo construída pela empresa no Estado”, destacou.

Entre as peças do museu, que serão expostas de forma rotativa para o público, destaque para itens historicamente valiosos, como uma válvula inglesa adquirida e instalada nas adutoras do Sistema Gurjaú, projetadas e construídas pelo engenheiro Saturnino de Brito, patrono da Engenharia Sanitária do Brasil; um dos primeiros dessalinizadores utilizados na ilha de Fernando de Noronha; mapas do acervo arquitetônico que datam da fundação da Companhia, entre outros itens.

Todas as peças foram reunidas e catalogadas por uma consultoria especializada em museologia, elevando o antigo espaço de visitação na sede, o Universo Compesa, à categoria de museu, agora cadastrado no Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). 

“Em 2020, com a suspensão das visitas presenciais ao antigo espaço Universo Compesa, devido à pandemia de Covid-19, iniciamos as atividades de educação socioambiental no ambiente virtual, com o projeto Universo em Rede. Este formato permitiu a ampliação comunicacional e possibilitou a projeção das nossas ações educacionais em todo o Estado. A partir daí, utilizamos essa expertise para as atividades que serão desenvolvidas pelo museu, com a premissa de seguir difundindo a preservação e a utilização responsável dos recursos hídricos nesse formato híbrido”, explica a gestora do Museu Universo Compesa, Daniela Lima.

Museu Universo Compesa (Foto: Divulgação/Compesa)

Mostra
A Exposição “Eu e Água – 50 anos da Compesa”, com curadoria de Leonardo Crocia, marca a abertura das atividades do Museu Universo Compesa. A mostra, em cartaz até 17 de setembro na sede da companhia, aborda a evolução da empresa e do abastecimento de água e tratamento de esgoto em Pernambuco por meio da atuação das suas equipes nos mais variados setores da instituição.

A inspiração para o roteiro é a música “Eu e Água”, composta por Caetano Veloso, de onde foram retirados tópicos para narrar os seis setores da exposição. A poesia de “Eu e Água” inspira a visitação contemplando um panorama amplo histórico dos 50 anos da Compesa.

Serviço
Museu Universo Compesa (Tour Virtual 360°)
www.compesa.com.br/museuuniversocompesa

Museu Universo Compesa (visitas presenciais)
Endereço: Avenida Dr. Jayme da Fonte, 64 - Santo Amaro, Recife
Horário: das 8h às 12 e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira, mediante agendamento por telefone: (81) 3412-9039.

Veja também

Duo Barbarize lança 'KiCalor' neste sábado (27)
Música

Duo Barbarize lança 'KiCalor' neste sábado (27)

Rosário Pessoa exibe mais de 20 quadros na sua exposição 'Rosário Cor & Artes'
Arte Abstrata

Rosário Pessoa exibe mais de 20 quadros na sua exposição 'Rosário Cor & Artes'