Museu

Museu da Parteira vai ocupar a Oficina Brennand neste domingo (15)

A ação será aberta ao público e as inscrições estão abertas

Exposição 'Parteiras Um Mundo pelas Mãos'Exposição 'Parteiras Um Mundo pelas Mãos' - Foto: Divulgação

Neste domingo (15), o museu experimental 'O Museu da Parteira' vai ocupar a Oficina Brennand com ação aberta ao público, que já pode fazer a inscrição para participar do encontro.

O 'Ocupa Oficina' acontece a partir das 14h e vai contar com roda de conversa com homenagem à Dona Zefinha, parteira de Caruaru, reconhecida como Patrimônio Vivo do município em dezembro de 2021 e faleceu em fevereiro de 2022. Além de exibição de filmes, documentários e outras atividades. O dia também terá a presença de parteiras de Recife, Jaboatão dos Guararapes, e Caruaru e do povo Pankararu. 

“A Oficina Brennand tem trabalhado com três eixos norteadores - territórios, naturezas e cosmologias. O Ocupa Oficina é uma ação no eixo das territorialidades, que visa a abertura do espaço do museu para projetos diversos.”, afirma Júlia Morim, antropóloga e integrante da equipe do Museu da Parteira.

“O projeto cresce como um centro de referência sobre o partejar tradicional. O Museu da Parteira ecoa uma série de ações que vêm construindo e propagando narrativas imagéticas, expográficas, documentais e biográficas acerca desse universo das parteiras, ofício que está em processo de ser reconhecido como Patrimônio do Brasil, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN)”, completa Morim.

Também no mês de maio, o Museu da Parteira lançou seu site oficial. O lançamento foi realizado no Dia Internacional das Parteiras, comemorado em 5 de maio. 

SERVIÇO:

Ocupação do Museu da Parteira

Onde: Oficina Francisco Brennand, Várzea
Quando: 15 de maio, às 14h
Inscrições no Instagram da ação

Veja também

Oscar 2023: Academia não aceitará mais filmes lançados apenas em streaming
Cinema

Oscar 2023: Academia não aceitará mais filmes lançados apenas em streaming

'Uma grande alegria': ícone punk Patti Smith recebe maior honraria da França
Homenagem

'Uma grande alegria': ícone punk Patti Smith recebe maior honraria da França