Música alemã em workshop e concerto

"Spiritual Standards" será realizado nesta segunda (10) no Mosteiro de São Bento. O evento é gratuito

o pianista Makus Burger e o saxofonista Jan Von Klewitzo pianista Makus Burger e o saxofonista Jan Von Klewitz - Foto: Divulgação

Não precisa ser religioso para apreciar a música tocada ou cantada nas missas ou cultos. Quando bem compostas e bem executadas, existe beleza nessas canções. Diz a história que foram os luteranos que criaram os corais. Sabe-se ainda que o monge e professor de teologia alemão Martinho Lutero traduziu contos gregorianos para a sua língua materna. E não só isso; tornou a linguagem mais simples; as melodias mais curtas e baseadas em temas folclóricos, facilitando a compreensão do público. Aquela nova igreja protestante, nascida há 500 anos, incentivou as pessoas a criarem músicas. E assim surgiram compositores como Johann Sebastian Bach e Johann Walther.

É justamente para celebrar os cinco séculos da Reforma Protestante de Lutero que o Mosteiro de São Bento, em Olinda, recebe hoje, às 20h, o musical "Spiritual Standards", com entrada gratuita. O espetáculo, apresentado pelo pianista Markus Burger - renomado jazzista alemão -, e pelo saxofonista Jan Von Klewitz, encerra as atividades da Semana da Língua Alemã em Pernambuco, idealizada pelo Consulado da Alemanha no Recife. mostrará os mais conhecidos corais e hinos, prometendo parceria musical inovadora com o jazz contemporâneo.

Para tanto, eles combinam improvisação moderna e música barroca, permanecendo fiéis à sua integridade musical original. A interpretação da dupla rendeu o cobiçado prêmio Bach Award, e o álbum "Spiritual Standards" chegou ao 20° lugar entre os grandes sucessos alemães quando foi lançado, em 2000.A dupla já passou por turnês pela Alemanha, Suíça, Itália, Áustria, Ucrânia, Lituânia, França, Polônia e Estados Unidos. No Brasil, ocorreram apresentações em Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro.

Antes do concerto, Markus Burger e Jan Von Klewitz ministram workshop, das 10h às 12h, no Conservatório Pernambucano de Música, em Santo Amaro. A oficina é gratuita e será realizada em auditório com capacidade para 110 pessoas. Em seguida, às 14h, a dupla de músicos acompanha a cônsul-geral da Alemanha no Nordeste, Maria Könning-de Siqueira Regueira, em visita ao projeto Orquestra Cidadã Meninos do Coque, onde farão um encontro musical com 70 jovens do trabalho social.

Veja também

Aulas gratuitas de fotografia para os pequenos é opção para este domingo (24)
Fundaj

Aulas gratuitas de fotografia para os pequenos é opção para este domingo (24)

Rec-Beat divulga lineup de edição virtual
Música

Rec-Beat divulga lineup de edição virtual