Musical infantojuvenil 'Três Marias' entra em temporada na Caixa Cultural Recife

'Três Marias' será encenado na Caixa Cultural neste sábado (27) e nos dias 3 e 4 de novembro, pelo grupo Cia Teatral Crias da Casa, do Rio de Janeiro

Espetáculo premiado da Cia Crias da Casa já se apresentou por mais de 25 cidades em todo o BrasilEspetáculo premiado da Cia Crias da Casa já se apresentou por mais de 25 cidades em todo o Brasil - Foto: Marilane Pita/Divulgação

De passagem pelo Recife, a Cia Teatral Crias da Casa, do Rio de Janeiro, traz à capital pernambucana o espetáculo musical infantojuvenil “Três Marias”, que será encenado neste sábado (27) e nos dias 3 e 4 de novembro, na Caixa Cultural Recife. A peça foi recordista de indicações ao Prêmio Zilka Sallaberry, em 2013, concorrendo em nove das dez categorias e levando os troféus de “Melhor espetáculo” e “Melhor figurino”.

O musical, dirigido por Maria Vidal, retrata a saga de Antonio Maria, Zé Maria e Maria Aparecida, os três Marias que contam o amor entre o anjo da guarda Gabriel e a sua protegida Janaina. A obra tem 13 músicas originais, compostas por Denise Peixoto e Aline Peixoto, mãe e filha que também integram o elenco. Além delas, os atores Gabriel Naegele, responsável pelo texto e pelo cenário, Jordi Marchon e Leo Thurler completam a equipe.

O cenário não usa coxias para a troca de adereços, e os personagens fazem tudo na frente do público, promovendo uma interação entre atores e plateia. “A peça por si só já propõe uma interatividade. E o nosso comportamento vai variando de acordo com a resposta do público”, afirma Gabriel, que também é responsável pelo cenário.

A peça lúdica e poética utiliza as linguagens da farsa e do musical para retratar a saga de Antonio Maria, Zé Maria e Maria Aparecida

A peça lúdica e poética utiliza as linguagens da farsa e do musical para retratar a saga de Antonio Maria, Zé Maria e Maria Aparecida - Crédito: Marilane Pita/Divulgação


Com dez anos de atuação, o grupo carioca conta que a falta de recursos revelou talentos artísticos do elenco. “Cada um costura uma peça, pinta um cenário. Todos são polivalentes”, brincou Gabriel. Além disso, todas as roupas que compõem o figuro carregam uma história própria. “Foi um paletó de casamento de um primo, que costurou uma renda aqui e fez um corte ali. Junta com uma blusa de uma amiga, que costura com outro pano, e assim vai surgindo um figurino que tem estrada”, descreve Leo.

A peça já passou por 25 cidades brasileiras e chega em Pernambuco pela primeira vez. A companhia revela que as músicas de Lia Itamaracá serviram de inspiração para o espetáculo. “Os pernambucanos vão perceber que nós bebemos muito da cultura daqui, do maracatu, das cores fortes. Mas essa identificação acontece em todas as cidades por onde passamos, porque é uma obra que busca contemplar a variedade que existe no Brasil”, destaca a diretora Maria Vidal.

Oficina

Além da peça, a Cia Teatral Crias da Casa também vai oferecer uma oficina destinada para atores ou pessoas interessadas em Artes Cênicas. O objetivo da atividade é construir um ambiente de troca de experiências sobre o fazer teatral. A oficina, com 25 vagas, será realizada no dia 1º de novembro, das 13h30 às 18h30, na Caixa Cultural.

Para participar, é preciso ter mais de 14 anos e é necessário realizar a inscrição, a partir desta sexta-feira (26), através do e-mail [email protected], informando o nome completo e idade. Para os menores de idade, é necessário informar o nome e o contato do responsável.

Serviço:
Três Marias, com a Cia Teatral Crias da Casa
Onde: Caixa Cultural Recife (av. Alfredo Lisboa, 505, Marco Zero)
Quando: Neste sábado (27 de outubro); e nos dias 3 e 4 de novembro
Ingressos: R$ 16 e R$ 8 (meia-entrada), disponíveis na bilheteria do local
Informações: (81) 3425-1915 

Veja também

Saiba o que muda para Hollywood agora que a China bateu os EUA em bilheteria
Audiovisual

Saiba o que muda para Hollywood agora que a China bateu os EUA em bilheteria

A psicodelia moderna de Petrônio e as Criaturas em novo Ep
Música

A psicodelia moderna de Petrônio e as Criaturas em novo Ep