Cultura+

Musical sobre Villa-Lobos impacta alunos de escolas públicas

Iniciativa do Aria Social levou crianças e jovens do Grande Recife ao Teatro Santa Isabel, para descobrir o universo da arte, através do Musical “ O Nosso Villa”. Muitos entraram pela primeira vez num teatro.

Aria SocialAria Social - Foto: Divulgação

A arte, principalmente a dança está no meu sangue. Amo, como já expus aqui nesta coluna outras vezes.

Dança: extravasando as emoções
Dança Cigana Sistêmica: a união de cultura e de terapia

Quando soube do empenho do Aria, que sem ajuda de recursos públicos, está levando as crianças das escolas públicas para conhecerem o Musical Nosso Villa no Teatro Santa Isabel, pedi a escrita de um texto para Rose Maria, que faz parte da equipe do Ária.

Conheço o Aria Social desde sua criação. É uma instituição séria que vem apresentando um excelente trabalho para o estado de Pernambuco e ao país, não só na área artística, como também na educação de maneira ampla por ter normas para que as crianças e adolescentes participem. É um trabalho profundo de inclusão e as empresas que também colaboram sentem o retorno de terem os seus nomes associados a uma organização social competente, que apresenta resultados e presta conta de tudo que faz com repercussão magnífica.

A Jornalista Rose Maria, descreve mais uma nova ação do Aria Social, que devemos aplaudir não só o espetáculo, como também a ampliação da arte com a educação, que o resultado tende a afinar e lapidar a essência do ser para algo melhor e maior com beleza e esperança.

Rose Maria: "Raul Barros, 08 anos, estudante do 3º ano, da escola Passo a Passo, veio de Camela, distrito de Ipojuca, para o Santa Isabel na tarde da 6ª. feira passada (21/09) sem conseguir esconder a euforia. Ele estava maravilhado com tudo o que encontrava: ‘só tinha visto teatro em imagens no computador. Nunca vim num teatro antes, é minha primeira vez’, disse.

Willany Ferreira, secretária da Escola Aloísio da Cunha Moraes, localizada em Barra de Jangada, Jaboatão dos Guararapes, também vibrava com a descoberta que presenciava : ‘a maioria dos estudantes é formada por filhos de pescadores e empregadas domésticas. A realidade deles em relação à cultura e ao lazer, é muito mais voltada ao cinema e à praia. Nenhum dos nossos alunos teve antes, acesso a ambientes diferentes, como o Teatro, ainda mais o Santa Isabel’, contou sorridente, na entrada do espetáculo.

A expectativa dela e da equipe de professores que acompanhavam os estudantes, era de ampliar horizontes através de vivências como essa, ‘pois a maioria vive numa realidade musical muito restrita’. Eles estavam juntos com mais de 300 pessoas, articuladas pelo Aria Social para uma sessão extra 16h30, de apresentação especial para escolas públicas e projetos comunitários, do Musical ‘Nosso Villa’.

Arte e educação

Durante a apresentação, os bailarinos cantores da Companhia de Dança Sopro de Zéfiro e a equipe do Aria Social, encantaram o público mostrando o premiado trabalho, onde viajam pela vida de Heitor Villa-Lobos, um dos maiores compositores da música brasileira.

O gênio que se consagrou no mundo, ao desenvolver a fusão do erudito com o popular, é reverenciado no espetáculo, através de figurinos e coreografias inovadores, cenários que são verdadeiras obras de arte. A música é executada ao vivo, provocando uma emoção a mais na plateia.A temporada do Nosso Villa este ano, se encerra nesta semana, nas noites de quinta e sexta-feira (27 e 28/09).

A sessão matinê, da última sexta-feira, segundo a presidente do Aria Social e diretora geral do musical, Cecília Brennand, buscou ampliar a inclusão social com arte e cultura. Ela informou que o musical, nacionalmente reconhecido, revela o talento de alunos formados na instituição, que atuam na Cia de Dança. No teatro, nessa sessão especial, estavam também integrantes de grupos de dança comunitários, criados por ex-alunas do Aria Social, como o Allegro Espaço de Dança e Arte, Bailar Espaço de Dança e Criativo Espaço de Arte.

Explicou ainda que a bilheteria do musical contribui com a arrecadação de recursos para a manutenção do projeto, que atende atualmente a 450 crianças e jovens em vulnerabilidade, com aulas de português, raciocínio lógico, ballet e dança contemporânea, e iniciação musical. ‘Quem assiste ao Nosso Villa contribui com a transformação de vidas através da educação e da arte’, complementa.

O coordenador da escola Agrourbana de Ipojuca, Edson Aragão, saiu do Santa Isabel encantado. Declarou que o impacto cultural foi tão positivo, rico, que tinha certeza de que os alunos jamais vão esquecer esse dia, pois beberam numa fonte que não conheciam. Falou ainda que saber mais sobre o trabalho do Aria Social foi muito gratificante. Parabenizou a equipe por realizar ‘um projeto que resgata vidas, realiza sonhos’. Falou que espera poder apoiar a iniciativa, pois acha que esse é um trabalho que ‘não pode acabar de jeito nenhum.’.

A instituição está promovendo a campanha SOS Aria Social. A expectativa é conquistar doadores mensais a partir de R$10,00, mediante depósitos diretos ou boletos bancários, bem como prestação de serviços voluntários. Mais informações sobre o Aria Social no telefone (81) 3341.1014."

27 e 28/09 – às 20h – APRESENTAÇÃO DO ESPETÁCULO de O Nosso Villa - Um Musical Villa-Lobos. Local: Teatro Santa Isabel - Praça da República, 233 - Santo Antônio, Recife-PE. Contato: (81) 3355.3323 / (81) 99423.6274.

Rose Maria - Jornalista - Contatos: (81) 98881.3866 - E-mail: [email protected].

Mariomar Teixeira - Numeróloga & Consultora: de Feng Shui, de 4 Pilares e de Zi Wei Dou Shu. Contatos: (81) 99807.4568 - Tim e WhatsApp / (81) 99100.9617 (Claro) – E-mail: [email protected]. Instagram: @mariomar_teixeira

Perfil
Mariomar Teixeira é formada em Secretariado na UFPE com mestrado em Extensão Rural e Desenvolvimento Local na UFRPE. Filha, esposa e mãe. Ama ler, estudar, tricotar e cozinhar. Dedica-se aos estudos de metafísica desde 1980, principalmente Numerologia. Em 1993, além de assumir um concurso público federal, também o trabalho como numeróloga é reconhecido. Colunista da Folha de Pernambuco de 1998 a 2005, coluna Numerologia. No mesmo período foi colunista da Revista Club com as colunas: Holística e Lançamento de livros. Professora e Consultora de Feng Shui desde 1997.

* A Folha de Pernambuco não se responsabiliza pelo conteúdo das colunas.

Veja também

Tadeu Schmidt chora no Conversa com Bial e diz que BBB é laboratório para entender a mente
TELEVISÃO

Tadeu Schmidt chora no Conversa com Bial e diz que BBB é laboratório para entender a mente

BBB na pele: assim como Pitel, veja outros participantes que fizeram tatuagens sobre o reality

BBB na pele: assim como Pitel, veja outros participantes que fizeram tatuagens sobre o reality

Newsletter