Cultura+

Nação Zumbi e Cordel do Fogo Encantado festejam os 7 anos do Baile Perfumado

As bandas comandam a festa de comemoração, que rola neste sábado (7), na casa de eventos no Prado

A banda recifense leva o projeto Rádio S.AMB.A para o Baile Perfumado  A banda recifense leva o projeto Rádio S.AMB.A para o Baile Perfumado  - Foto: Divulgação

Entre música, poesia e histórias, a noite deste sábado vai ser embalada pelas batidas das bandas Nação Zumbi e Cordel do Fogo Encantado na celebração dos sete anos do Baile Perfumado, a partir das 21h. Será uma noite de pernambucanidade total, agito entre e para amigos. A banda de surf music The Raulis também sobe ao palco na festa especial, com novas formas e texturas em um som singular, elaborado e de fácil compreensão. A DJ Milena Cinismo comanda as picapes. Os ingressos custam a partir de R$ 80, e estão à venda nas lojas Passa Disco, Disco de Ouro, Loja Avesso; e online no site Sympla.

Nação Zumbi

Nação Zumbi, formado por Jorge Du Peixe, Lúcio Maia, Dengue e Toca Ogan, com a colaboração dos músicos Tom Rocha, Gustavo Da Lua e Marcos Matias, apresenta as músicas do projeto Rádio S.AMB.A - abreviatura para Serviço Ambulante de Afrociberdelia -, resultado de um processo de superação e reinvenção da NZ. "Coisa de um ano depois a gente se juntou, voltamos a banda, voltamos a pensar em compor, e esse disco é o resultado disso, é o resultado da liberdade total, pois perdemos gravadora, perdemos a atenção da mídia, tudo", comenta Dengue.

Prestes a completar 20 anos, o álbum é o quarto da banda, lançado em 2000, e é o primeiro álbum da banda com Jorge Du Peixe totalmente livre nos vocais. "O próprio Chico tinha dado pistas de que queria Jorge, e ele já tinha feito parte da banda anterior a NZ que a gente tinha, a banda embrião da Nação. Já existia um começo, além dele já ter cantado algumas músicas nos shows. Ele viveu momentos importantes com Chico, era uma pessoa muito importante para ele", lembra. Criado em um casarão à beira do Rio Capibaribe, no bairro do Recife Antigo, o trabalho foi reflexo de tudo o que foi vivido no local, com um apelo à liberdade.

Leia também:
Cordel do Fogo Encantado lança novo disco após hiato
Zé Renato e Beth Coelho em tributo a Tom Jobim no Taca Mais Música 

A programação da noite ainda conta com a exibição do filme RÁDIO S.AMB.A, documentário dirigido por André Almeida, que mostra imagens de arquivo das gravações e uma viagem pela trajetória da banda com lugares, personagens e paisagens do Recife mencionados no disco, além de depoimentos de todos os envolvidos na criação e produção do álbum.

Cordel

Em meio a um rico cenário proposto pela ascensão do movimento manguebeat no final da década de 1990, o Cordel se destacou pelo poder de sua poesia. Depois de uma pausa de oito anos, a banda apresenta o disco "Viagem ao Coração do Sol", o quarto álbum de estúdio, lançado em Abril de 2018. Formado por Lirinha, Clayton Barros, Emerson Calado, Nego Henrique e Rafa Almeida, o grupo está mais forte com a cantora Isadora Melo, que faz participação especial em algumas músicas da turnê. "Isadora é uma artista importante para a cena autoral de mulheres de Pernambuco e a gente sempre quis uma presença feminina na banda. Ela veio realizar esse nosso desejo. É também um encontro de duas geração, pois ela conta que ouvia Cordel quando era bem pequenininha", ressalta Clayton.

No repertório da noite, estão as músicas do disco mais recente e também os clássicos da banda, a exemplo de "Os Óim do Meu Amor" e "O Palhaço do Circo Sem Futuro". A banda passou por muitos momentos, incluindo uma pausa em 2010, por opção dos integrantes, e voltaram com gosto de nostalgia e toques especiais. "Fomos guiados principalmente pela força da banda, foi uma criação muito ligada ao fato de estarmos juntos novamente. Cada integrante trouxe pedaços de coisas que foram feitas nesse período de pausa, especialmente experiências de seus respectivos trabalhos solo", finaliza Clayton.

Serviço:
Sábado, 07 de setembro, às 21h
No Baile Perfumado (rua Carlos Gomes, 390 - Prado)
Ingressos: a partir de R$ 80 

 

Veja também

Gracyanne Barbosa lamenta choro de Belo em show do Soweto e nega se sentir culpada por término
celebridades

Gracyanne Barbosa lamenta choro de Belo em show do Soweto e nega se sentir culpada por término

Tadeu Schmidt chora no Conversa com Bial e diz que BBB é laboratório para entender a mente
TELEVISÃO

Tadeu Schmidt chora no Conversa com Bial e diz que BBB é laboratório para entender a mente

Newsletter