Streaming

Netflix anuncia produção de minissérie inspirada na chacina da Candelária

Com direção de Luis Lomenha e Marcia Faria, gravações terão início ainda em 2022

Luis Lomenha será showrunner de série da NetflixLuis Lomenha será showrunner de série da Netflix - Foto: Jorge Bispo/Netflix

A Netflix anunciou nesta quarta-feira (27), durante um painel da Rio2C (evento de criatividade e inovação realizado no Rio de Janeiro), que está produzindo uma minissérie ficcional inspirada na chacina da Candelária. O cineasta Luis Lomenha assina como showrunner da obra. 

Com título ainda não definido, a produção acompanha as 36 horas que antecedem a tragédia pelo ponto de vista de quatro crianças. O crime aconteceu em 23 de julho de 1993, quando oito meninos em situação de rua foram assassinados próximo à Igreja da Candelária, localizada no Centro da cidade do Rio de Janeiro.

“A minissérie de quatro episódios vai misturar realismo, fantasia e afrofuturismo como uma inovação estética para contar a trajetória de crianças que, nessa narrativa, representam milhões de pessoas que vivem nas ruas das grandes metrópoles brasileiras. O que elas poderiam ter sido ou vivido se tivessem sido acolhidas e/ou tivessem tido outras oportunidades?”, aponta o comunicado da plataforma de streaming. 
 

Sobreviventes da chacina se reuniram com os roteiristas Renata Di Carmo, João Santos, Luh Maza, Dodo Azevedo e Igor Verde, para ajudar a desenvolver o projeto. Suas experiências pessoais, misturadas a elementos oníricos, foram usadas para a construção da história.

A direção é de Luis Lomenha e Marcia Faria, com Jabuti Filmes e Kromaki como produtoras responsáveis. A produção executiva traz Alessandra Nascimento, Rodrigo Letier, Roberta Oliveira e Fernando Meirelles.

As gravações da minissérie serão iniciadas ainda em 2022. Os protagonistas serão interpretados por jovens negros que ainda não atuaram no mercado do audiovisual, selecionados após cinco meses de parceria com diversos grupos artísticos da periferia do Rio de Janeiro. Os episódios também devem contar com participações especiais de nomes renomados do entretenimento brasileiro.

Veja também

Polícia britânica investiga ameaça contra J.K. Rowling após mensagem de apoio a Rushdie
investigação

Polícia britânica investiga ameaça contra J.K. Rowling após mensagem de apoio a Rushdie

Biden condena "ataque feroz" contra Salman Rushdie
Internacional

Biden condena "ataque feroz" contra Salman Rushdie