Denúncia

Netflix vai aos tribunais nos EUA por denúncia contra 'O Gambito da Rainha'

Uma lenda soviética do xadrez, Nona Gaprindashvili, acusa a plataforma de difamação sexista na série

Série 'O Gambito da Rainha'Série 'O Gambito da Rainha' - Foto: Divulgação/Netflix

Uma juíza de Los Angeles declarou admissível a denúncia apresentada contra a Netflix pela georgiana Nona Gaprindashvili, uma lenda soviética do xadrez, que acusa a plataforma de difamação sexista na série de sucesso "O Gambito da Rainha".  

Na demanda, a campeã georgiana pede 5 milhões de dólares de indenização à Netflix.  

Na série, um personagem afirma que Gaprindashvili "nunca havia enfrentado homens" em uma competição, ao contrário da heroína fictícia de "Gambito da Rainha", a americana Beth Harmon, interpretada por Anya Taylor-Joy.  

"É manifestamente falso, além de grosseiramente sexista e humilhante", diz a denúncia apresentada em setembro do ano passado pela campeã, que hoje tem 80 anos.  

A denunciante, que se tornou a primeira grã-mestre de xadrez da história em 1978, já havia enfrentado dezenas de jogadores homens de destaque em 1968, o ano retratado na série.  

A Netflix negou a intenção de ofender a campeã e afirmou em um comunicado de imprensa que tinha "o maior respeito por Gaprindashvili e sua ilustre carreira".  

A plataforma, no entanto, classificou a denúncia como "sem fundamento", argumentando que se trata de una obra de ficção protegida pela Constituição americana e sua primeira emenda, que garante a liberdade de expressão.  

Em uma decisão emitida nesta quinta-feira, a juíza californiana Virginia Phillips determinou que uma obra de ficção não goza de imunidade a processos por difamação se envolve pessoas reais.  

Nascida em 1941 em Zugdidi, no oeste da Geórgia, Nona Gaprindashvili joga xadrez desde os 13 anos. Ganhou o campeonato mundial feminino aos 20 anos e defendeu com sucesso o título em quatro ocasiões, antes de perder a coroa em 1978 para outra georgiana, Maia Chibourdanidze, que tinha 17 anos na época.  

"O Gambito da Rainha" bateu recorde na plataforma de streaming, com 62 milhões de exibições em todo o mundo no intervalo de quatro semanas, e venceu 11 prêmios Emmy.

Veja também

''Renascer'': morte de José Venâncio comove a web, que relembra a cena da versão de 1993; veja
novela

''Renascer'': morte de José Venâncio comove a web, que relembra a cena da versão de 1993; veja

''É claro que o Kiss é mercenário. Todos são. Nós só fazemos melhor'', diz Gene Simmons
celebridades

''É claro que o Kiss é mercenário. Todos são. Nós só fazemos melhor'', diz Gene Simmons

Newsletter