BBB 21

No BBB 21, Gil comenta sobre a dificuldade para estudar com bolsa na universidade

Gilberto conversa com Caio no BBB 21Gilberto conversa com Caio no BBB 21 - Foto: Reprodução / TV Globo

Falando sobre a vida acadêmica, Gilberto, do BBB 21, salientou a dificuldade que estudantes enfrentam para conseguir bolsa de estudo na universidade. O participante é doutorando, mestre e graduado em economia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). De acordo com o brother, a bolsa de estudo é extremamente importante para mestrado e doutorado, que consomem o tempo integral do acadêmico. 



O tema foi abordado pelo pernambucano em uma conversa com Caio. "A galera que vive na academia, eu que vivo, sou representante acadêmico e estou nas reuniões de colegiado, eu vi a galera indo para cima, lutando, porque não tem bolsa", contou. O economista se referia aos cortes de bolsas sofridos pela educação nos últimos anos. 

Apenas no começo de 2020, em março, a UFPE perdeu um total de 140 bolsas de mestrado e doutorado da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) por conta de cortes no orçamento para a educação do governo federal. 

"Economia é um curso de elite. Então, especificamente na UFPE, a gente tem bastante bolsa porque a gente luta muito. A gente luta, vai para cima, tem muito projeto de alta relevância, então consegue bolsa, mas têm muitos cursos que também são relevantes, mas que não têm essa força", contou Gilberto. 

Gilberto ainda disse que viu várias pessoas perderem as bolsas de mestrado e doutorado. "Uma galera não conseguiu reverter e ficou sem bolsa, ou perdeu o doutorado, e teve que tentar algum outro emprego porque já tinha abandonado. Outros tiveram que estudar sem bolsa, se virando pra comer. Porque estudar é tempo integral, aí o cara vai ter que estudar manhã, tarde e noite, fazendo doutorado ou mestrado, sem bolsa", lamentou. 

 

Veja também

Gravações de filme de Eddie Murphy deixam vários feridos
Eddie Murphy

Gravações de filme de Eddie Murphy deixam vários feridos

Personal conta que ficou com Gracyanne seis meses e diz que sofre com 'zoação': 'Isso tudo é cruel'
Traição

Personal conta que ficou com Gracyanne seis meses e diz que sofre com 'zoação': 'Isso tudo é cruel'

Newsletter