Música

O fim dos Beatles: há 50 anos, Paul McCartney anunciava a saída do grupo

Há exatos 50 anos, a indústria da música perdia um dos seus principais produtos internacionais, com o anúncio do músico britânico Paul McCartney

O fim do grupo representou muito para o mercado musical da época, mas o seu legado segue impactando geraçõesO fim do grupo representou muito para o mercado musical da época, mas o seu legado segue impactando gerações - Foto: Divulgação

,O dia 10 de abril de 1970 mudou os rumos da indústria da música. Após 10 anos de atividades, o músico e cantor britânico Paul McCartney anunciava sua saída dos Beatles e o lançamento do seu primeiro trabalho solo, “McCartney”, em um comunicado enviado à imprensa da época. O grupo estava passando por divergências artísticas e empresariais desde o penúltimo álbum em estúdio, em 1969, mas o ato é considerado o fim oficial da banda por causa da externalização de Paul. Embora a separação fosse definitiva, o legado dos Beatles permanece cinquenta anos depois: continuam ganhando fãs das novas gerações, influenciam novos músicos e ainda mantêm recordes de vendas quase inquebráveis. 

Biógrafo Sergio Farias

Biógrafo Sergio Farias - Crédito: Sabrina da Paz/Divulgação

 

O anúncio da separação é considerado, por muitos, uma via oportunista de McCartney para divulgar seu material, que viria a ser seu primeiro disco gravado sozinho. Para comunicar a chegada do novo trabalho, o artista preparou um texto com perguntas e respostas para os veículos de comunicação. “Nessas perguntas havia a mais curiosa: ‘Como ficam os Beatles nisso tudo?’. E Paul responde ‘Acho que a parceria Lennon e McCartney não vai funcionar mais’, no dia 10 de abril de 1970”, explica o biógrafo carioca Sérgio Farias, que pesquisa sobre Ringo Starr. “Na verdade, ele colocou aquilo ali, porque vinha amargando uma série de dificuldades no grupo, como por exemplo, o lançamento do próximo disco, que seria o ‘Let it Be”, afirma Farias.


 

Manchete após a saída de McCartney

Manchete após a saída de McCartney - Crédito: Reprodução/Facebook

Leia também:
> Longa sobre mundo sem Beatles é mais um filme a indagar 'e se?'
> Crítica: 'Yesterday' imagina um mundo sem os Beatles 

O pronunciamento do artista gerou descontentamento entre os outros integrantes, que decidiram, também, abandonar a formação. Isto porque cada membro seguiu caminhos paralelos ao projeto desde setembro do ano anterior ao anúncio, mas McCartney preferiu que não houvesse comunicado. “26 de setembro é tida como a última data em que os Beatles estiveram sob o mesmo teto. Nesse dia, eles iriam assinar um contrato com a Capitol Records. Ela era responsável pela divulgação deles nos Estados Unidos, maior mercado fonográfico na época. Esse contrato, que era um dos melhores para a realidade dos músicos da época, foi através de uma ponte que o Paul não gostava”, aponta Sérgio Farias.

 

Apesar do imbróglio da época e do término da banda, o legado permaneceu e atingiu as gerações mais novas, as quais não puderam acompanhar o grupo na época. Como é o caso da publicitária Isabella Barbosa, de 26 anos. “Toda história de uma banda ter mudado o cenário da música mundial em 10 anos me encantou muito. Passei pela etapa de identificação com a primeira fase, dos hits do começo dos anos 60, e fui descobrindo a magnitude do talento deles quando me apaixonei pela 2ª fase criativa da banda. No auge da carreira, eles fugiram do que era comercial e resolveram experimentar, gravar e colocar para rodar. E, mesmo assim, ser um sucesso fazendo tudo diferente”, conta Isabella.

Homenagem

Como homenagem ao dia, a Orquestra de Ouro Preto lançará o single “Imagine”, do cantor John Lennon. Gravada em 2015, a música precisava de liberação por causa dos direitos autorais. O material vai ser lançado durante uma live (transmissão ao vivo nas redes sociais), hoje, às 16h, no perfil @orquestraouropreto. Na apresentação, o grupo mineiro mostrará releituras de músicas dos Beatles que integram um dos projetos da Orquestra Ouro Preto, o DVD gravado ao vivo em Belo Horizonte, em 2014, em tributo à banda inglesa.


Veja também

João Gomes anuncia rapper L7nnon como segundo convidado de DVD que será gravado no Marco Zero
MÚSICA

João Gomes anuncia rapper L7nnon como segundo convidado de DVD que será gravado no Marco Zero

Atriz Anne Heche está intubada e estável após grave acidente de carro nos EUA
hospitalizada

Atriz Anne Heche está intubada e estável após grave acidente de carro nos EUA