O poderosíssimo Orégano

Não é só de tempero que se vive o orégano ou se vive dele. Ele, também, é saúde. Em outras palavras, é poderoso como erva medicinal.

OréganoOrégano - Foto: Pixabay

Quando a equipe que contribui com a coluna Holística Vida Verde decidiu sobre o tema do texto orégano, foi até divertido as trocas de mensagem de Tiago. Ele pesquisava no Scielo (é um banco de dados bibliográfico, biblioteca digital e modelo cooperativo de publicação digital de periódicos científicos brasileiros de acesso aberto.) e postava no WhatsApp as seguintes palavras para a equipe: erva poderosa...poderosíssima. Um artigo não encerra o assunto.

Tenham a certeza, que estou conhecendo ainda mais a importância dessas ervas aqui escrita junto com vocês. E assim, Tiago me deixou curiosa sobre o tema e transcrevo o texto que ele fez para os internautas.

SUGESTÕES DE LEITURA:
Plantas – filhas de Gaia
Alegria na vida - alecrim
Sra. Tomilho, muito prazer!
Salsa – muito além da dança

“Senhoras e senhores apresentamos o orégano!

Eis que surge uma coisa boa na frente, com suas folhas vistosas e seu cheiro...humm..o cheiro fortíssimo que deixa lembrança dias depois.

Bom...... orégano é conhecidíssimo! Usado desde os tempos antigos como tempero e especiaria nas cozinhas europeias, e naquele tempo..ah!

Naquele tempo não era tão comum assim, os antigos navegadores portugueses e ingleses disputavam na frota uma corrida para as Índias orientais para conseguir essas tão sonhadas especiarias! Imagine você o valor que era! Era como desbravar novas terras!

Bom, felizmente virou moda. Passou a ser consumida e cultivada em todos os lugares, e hoje está ai na sua cozinha e você nem imagina o vasto caminho que isso andou, não é mesmo?

Incluindo aquele momento que você usa no arroz para dar aquele gostinho, ou quando acontece um acidente com o tempo de cozimento do tipo “passou” um pouco demais. Daí escondidinho, você coloca orégano para dar aquela disfarçada no gostinho de queimado (pois é, tem gente que faz assim mesmo).

Como também colocar na pizza de Mussarela ou calabresa pra da o tom.

Bem não é só de tempero que se vive o orégano ou se vive dele, orégano também é saúde, ou em outras palavras, é poderoso como erva medicinal. As avós sempre diziam que tudo que é mal do pulmão com orégano cairão. Pois é! Já vi caso de gente com asma, bronquite, pneumonia usar e curar isso com o simples orégano. Até ai os parentes contam e usam com efeitos positivos. O orégano é rico em carvacol e timol que ajudará a aumentar a produção de glóbulos brancos, a fim de combater as bactérias e outras condições causadas efetivamente por infecções virais.

Mas tem mais: orégano serve para emagrecer, atua como relaxante muscular natural auxilia na digestão, acelera metabolismo, insônia, asma, dores reumáticas, auxilia na menstruação. Menstruação?!! Isso mesmo. Auxilia a reduzir à cólica e a regular a menstruação.

Olha que interessante: é um agente estrogênio – aquele hormônio feminino, que regula cintura, quadril, textura da pele, maciez tamanho dos seios, libido sexual das mulheres, e faz o controle hormonal de diversas funções no corpo feminino.

O Origanum vulgare pertence à família das lamiaceas ( a mesma da menta, da melissa,etc), originada na Ásia Ocidental e Europa Mediterrânea (ou Europa Meridional). Tendo mais ou menos umas 205 espécies diferentes, sendo o vulgare o que usamos na cozinha.

Então, quando passar pela cozinha, aproveite! E dê uma atenção especial para essa erva tão importante: o orégano.”

Destacamos que orégano é contraindicado para mulheres grávidas.

Mais uma erva para ser cultivada na minha horta.

Milhões de beijos iluminados,

Profissionais que contribuem com a coluna Holística Vida Verde (mais uma vez agradeço)
:

Anamaria Pereira – Agrônoma e Doutora em Horticultura – Petrolina-PE
. Contato: (87) 99925.1890 (Tim e WhatsApp) – E-mail: [email protected].

Tiago Franca – Técnico Ambiental e Gestor Administrativo – Chapecó-SC.
Contatos: (49) 99988.8301 (Tim e WhatsApp) – E-mail: [email protected]

* Mariomar Teixeira -
Numeróloga & Consultora: de Feng Shui, de 4 Pilares e de Zi Wei Dou Shu. Contatos: (81) 99807.4568 - Tim e WhatsApp / (81) 99100.9617 (Claro) – E-mail: [email protected]

Formada em Secretariado na UFPE com mestrado em Extensão Rural e Desenvolvimento Local na UFRPE. Filha, esposa e mãe. Ama ler, estudar, tricotar e cozinhar. Dedica-se aos estudos de metafísica desde 1980, principalmente Numerologia. Em 1993, além de assumir um concurso público federal, também o trabalho como numeróloga é reconhecido. Colunista da Folha de Pernambuco de 1998 a 2005, coluna Numerologia. No mesmo período foi colunista da Revista Club com as colunas: Holística e Lançamento de livros. Professora e Consultora de Feng Shui desde 1997.

* A Folha de Pernambuco não se responsabiliza pelo conteúdo das colunas.

Veja também

Zé Neto compartilha foto sem camisa e mostra perda de peso
famosos

Zé Neto compartilha foto sem camisa e mostra perda de peso

Polícia encontra supostas músicas inéditas de Renato Russo
Rio de Janeiro

Polícia encontra supostas músicas inéditas de Renato Russo