Cinema

"O Poderoso Chefão" completa 50 anos

Longa-metragem de Francis Ford Coppola foi eleito, em 2014, o melhor filme da história

"O Poderoso Chefão" completa cinco décadas "O Poderoso Chefão" completa cinco décadas  - Foto: Divulgação

Em sete de julho de 1972, há exatos 50 anos, estreou no Brasil o filme “O Poderoso Chefão”, dirigido por Francis Ford Coppola. Adaptado do livro homônimo de Mario Puzo, o longa foi eleito, em 2014, como o melhor filme da história pela revista Hollywood Reporter e é, até hoje, uma das grandes fontes entre estudiosos do cinema.
 


Estrelado por Marlon Brando, Al Pacino, James Caan, Richard Castellano, Robert Duvall, Sterling Hayden, John Marley, Richard Conte e Diane Keaton, o enredo é ambientado entre 1945 e 1955, contando a história da família mafiosa Corleone. Eles chegaram como imigrantes aos Estados Unidos depois da 2ª Guerra Mundial em busca do “sonho americano”, ou seja, um lugar onde trabalhar duro e de maneira honesta era sinônimo de sucesso. Mas não foi essa a realidade de muitos, que acabaram entrando no mundo do crime por falta de escolhas melhores.

Legado em Hollywood

Rendendo duas sequências em 1974 e 1990, Don Corleone, o chefe da família, se tornou base para tudo que viria a seguir. A construção do personagem somado à atuação de Brando fez surgir uma nova visão para os anti-heróis das histórias, desenvolvendo dramaticamente personagens de má índole e mostrando um lado humano cheio de falhas e fraquezas. Mais tarde, vemos isso se repetir nos longas “Taxi Driver” (1976), “Os Bons Companheiros” (1990), e nas séries Família Soprano (1999-2007), Mad Men (2007-2015) e Breaking Bad (2008-2013). A influência não para por aí.


O crítico Max Valarezo em seu canal “EntrePlanos”, traz um estudo, realizado pelo Instituto Itálico nos Estados Unidos publicado em 2015, que diz que nos 59 anos antes do “Poderoso Chefão”, o cinema americano tinha produzido 98 filmes sobre a máfia, mas nos 43 anos depois da estreia do filme, o número subiu para 430.

Antes do primeiro longa – indicado a 10 Oscars e vencedor nas categorias de Melhor Filme, Melhor Roteiro Adaptado (Coppola e Puzo) e Melhor Ator (Brando) – Hollywood retratava os ítalo-americanos de maneira estereotipada, mas com Coppola e Puzo no comando, “O Poderoso Chefão” conseguiu ser o primeiro a mostrar uma família de descendentes italianos mais humanizados, tentando preservar sua cultura e seus costumes.

Polêmicas que renderam Minissérie

Tanto sucesso esteve rodeado de conturbações nos bastidores, pelo menos é assim que a Paramount+ retrata em sua nova minissérie, “The Offer”. Com 10 episódios, a produção é uma crônica dos bastidores de “O Poderoso Chefão”, construída a partir das memórias do produtor Albert S. Ruddy. Entre as polêmicas ocorridas na época, é sabido que existiam dúvidas dos estúdios sobre a escalação do elenco e até da própria direção de Coppola. Outro fato delicado foi a recusa do Oscar de Melhor Ator pelo ator Brando – interpretado na minissérie por Justin Chambers, conhecido pelo personagem Alex Karev em “Grey’s Anatomy”.

A trilogia de “O Poderoso Chefão” está disponível na Amazon Prime Video. A minissérie “The Offer” está no catálogo da Paramount+.

Veja também

"Só Se For Por Amor": Netflix divulga data de estreia e teaser de nova série brasileira
Streaming

"Só Se For Por Amor": Netflix divulga data de estreia e teaser de nova série brasileira

Festa Inverse traz ao Recife Dubdogz e outras atrações da cena eletrônica
DJs

Festa Inverse traz ao Recife Dubdogz e outras atrações da cena eletrônica