Cultura+

“O Samba Poconé” em versão comemorativa

Disco dos clássicos do Skank completa 20 anos e ganha edição especial, com apresentação das primeiras gravações

Programa Chegando JuntoPrograma Chegando Junto - Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

Há 20 anos, o Skank lançava um dos discos mais importantes de sua carreira, “O Samba Poconé”. Para celebrar sucessos como “Garota Nacional”, “É uma Partida de Futebol”, “Tão Seu” e “Os Exilados”, presentes no álbum, a banda mineira lança uma edição especial do trabalho, com versões das primeiras gravações, faixas em espanhol e uma inédita, “Minas com Bahia”, que não entrou no disco na época.

“Esse disco foi o nosso terceiro, mas acaba sendo especial porque o anterior, ‘Calango’, tinha ido muito bem. Imagina a pressão para fazer um novo disco dar certo”, lembra o baterista Haroldo Ferreti, que tem quase todos os registros guardados.

E “Calango” foi mesmo uma sequência de sucessos: “Amolação”, “Jackie Tequila”, “Esmola”, “Te ver”, a versão de “É proibido fumar”, e “Pacato cidadão” estão no álbum.
Mas o Skank conseguiu manter o padrão e, com “O Samba Poconé”, revelou outros hits.

 “Ganhamos o disco de ouro e a banda passou a ser conhecida não só em todo o Brasil, como no exterior. Fizemos shows em outros países, gravamos em espanhol”, lembra Ferreti. “É uma Partida de Futebol” entrou na trilha sonora oficial da Fifa para a Copa do Mundo, e “Garota Nacional” foi uma das músicas mais tocadas em vários países.
Fenômeno
Muitas histórias rondaram a memória dos músicos do Skank ao lembrar de “O Samba Poconé” (1996). “Naquela época, fazíamos remix das músicas para tocar nas pistas de dança, em rádios”, lembra o baterista Haroldo Ferreti. Os modos de gravação eram totalmente diferentes, e a banda ainda usava o fundo da casa dos pais de Ferreti como estúdio. O momento mais emocionante, no entanto, foi a descoberta de “Garota Nacional”.

“Eu estava gravando umas batidas eletrônicas e pedi para o Samuel escutar. Na hora, ele tirou da mochila a letra de ‘Garota Nacional’, dele com Chico Amaral. Começamos a gravar e, em menos de uma hora, estava pronta. Quando eu dei o ‘stop’ no gravador e pus para rodar, começamos a pular e nos jogamos no sofá de alegria”, conta Ferreti. “Sabíamos do potencial dela, mas o sucesso foi muito maior.”

Caçando os seus tesouros guardados, o baterista conta que havia material para mais de três discos especiais. “Eu guardo tudo o que já gravamos e nisso achei a inédita ‘Minas com Bahia’, que acabou não entrando na época. Quem ouvir o disco 2 e, depois, o 3, verá ainda a evolução das gravações.”

Veja também

Gravações de filme de Eddie Murphy deixam vários feridos
Eddie Murphy

Gravações de filme de Eddie Murphy deixam vários feridos

Personal conta que ficou com Gracyanne seis meses e diz que sofre com 'zoação': 'Isso tudo é cruel'
Traição

Personal conta que ficou com Gracyanne seis meses e diz que sofre com 'zoação': 'Isso tudo é cruel'

Newsletter