Cultura Pop

O universo dos animes e a ascensão no streaming

Plataformas passaram a investir no tema

Cosplay de Naruto, Luffy e HinataCosplay de Naruto, Luffy e Hinata - Foto: Melissa Fernandes/Folha de Pernambuco

Não seria errado afirmar que falar de "Os Cavaleiros do Zodíaco" e "Pokemón" cause um pouco de nostalgia, principalmente em quem é da geração de 1990. Apesar do sucesso naquela época, os animes - como são conhecidos esses desenhos - perderam força na televisão brasileira.

Entretanto, nos últimos anos houve uma grande popularização e o consumo desse universo ganhou força através de algumas adaptações.  

Streamings e internet  

Assim como tudo passa por uma transformação, os animes tiveram que acompanhar esse ritmo e mergulharam nos streamings, que deram visibilidade à cultura pop. Essas plataformas passaram a investir no tema.

Uma das responsáveis é a gigante Netflix, trazendo produções como "Castlevania", e dublagens para "One Piece" – que chegou a ficar entre os títulos mais acessados do serviço em 2021. Além deles, mais de 70 animes como "Naruto", "Bleach", "Kimetsu no Yaiba" e "Os Cavaleiros do Zodíaco" fazem parte do catálogo.

"A Netflix foi o canal de streaming mais ousado, assim como a internet ligou o mundo e as culturas, através de seus conteúdos, mostrou o audiovisual de diversos pontos do mundo e para todos os públicos. Todas as idades e raças passaram a ter mais acesso a outros conteúdos’’, comenta o produtor pernambucano de eventos, Kelmer Luciano.

A internet também ajudou. Streamings especializados foram criados, como é o caso do Crunchyrool, que conta com mais de três milhões de assinantes pagantes só no Brasil, oferecendo ao nicho centenas de animes.  
Ensinamento como sucesso

"Dragon Ball" é uma saga que repercute até hoje. A história de Goku e as sete esferas do dragão foi ao ar pela primeira vez em 1996, mas só explodiu em 2001. A partir daí, novas franquias e jogos surgiram. O mesmo acontece com outros clássicos como "Pokemón" e "Os Cavaleiros do Zodíaco".

Entre as produções atuais de maior sucesso, "Boku no Hero", "Nanatsu no Taizai" – criticado pela baixa qualidade de produção nas duas últimas temporadas, "Attack on Titan" e "Kimetsu no Yaiba".  

Clássicos ou não, os animes continuam em ascensão. O que explica esse fenômeno? Para o ilustrador pernambucano e fã de cultura pop Ricardo Alencastro, um dos fatores são os ensinamentos. "Atualmente os animes trazem assuntos muito mais profundos que fazem o espectador pensar e se envolver melhor com o enredo. Discussões sobre desigualdade, injustiça, problemas familiares, ambientais, conflitos sociais, questões de gênero e preconceito permeiam as estórias", comenta o olindense.

"Não é difícil assistir a um anime atual e se identificar com uma personagem pelo fato das questões que ele carrega serem semelhantes a sua, como cuidar da irmã caçula doente como o Tanjiro cuida da Nezuko", finaliza Ricardo ao citar "Kimetsu no Yaiba".

Eventos e produtos  

Mas, além de assistir e ler, em geral os fãs consomem tudo o que for relacionado ao universo dos animes prediletos - produtos, bonecos, figure-action (bonecos), camisas, bonés, quadros, jogos e até mesmo fantasias - usadas para fazer cosplay – caracterização fiel de algum personagem.

E por falar em cosplay, a estética de Naruto se destaca. Basta uma olhada nos eventos dedicados à animação japonesa, muitos fãs usando faixas na cabeça, as roupas laranja do ninja e quimonos.

Carregados de uma potente estética, a comercialização de artigos relacionados se mantém aquecida. Hpa muitas lojas e sites especializados, além de stands nos muitos eventos temáticos.

Em Pernambuco, a Power-Kon é um desses pontos certos para viver, ao menos por um momento, como se fosse um personagem de anime. Este ano, o evento fez uma turnê por shoppings de Pernambuco, e fecha o calendário no shopping Camará, em Camaragibe, até este domingo, 12. Da programação constam os tradicionais cosplay, apresentações de Kpop, além do primeiro concurso de anime rap do Estado.

Fique por dentro

O que são animes? 
- Animações japonesas originárias dos mangás (quadrinhos japoneses lidos de trás para frente)
- Pode variar de gênero: terror, comédia, ação, infantil, romance  
- Os personagens têm olhos grandes, falam onomatopeias e expressões corporais exageradas
- Demonstração de sentimentos e emoções altamente visíveis através de expressões faciais
- As histórias geralmente abordam amizade, lealdade e luta "do bem contra o mal"

Calendário dos eventos geek no Brasil
- Power-Kon Recife - A última edição acontece neste fim de semana (11 e 12 de dezembro)
- Comic Com Experience (CCXP) – Última edição ocorreu em 4 e 5 de dezembro (São Paulo)
-  Anime Gyn Festival e Geek Gyn – Última edição ocorreu em 5 de dezembro (Goiás)
- Encontro de Colecionadores de São Paulo –Última edição 11 de agosto de 2019 (acontece em meses aleatórios)
- Anima Recife – Acontece em meses aleatórios, a última edição foi nos dias 30 e 31 de outubro
- SuperCon – Edição Maceió 18 e 19 de dezembro de 2021

Veja também

Web aponta fala racista de Fernanda contra Davi no BBB 24
BBB 24

Web aponta fala racista de Fernanda contra Davi no BBB 24

Espetáculos da Paixão de Cristo são destaques do roteiro; confira programação
AGENDA CULTURAL

Espetáculos da Paixão de Cristo são destaques do roteiro; confira programação

Newsletter