Obra de Picasso é leiloada por 56 milhões de euros

Quadro mostra duas companheiras do pintor: Marie-Therese Walter e, por trás dela, a sombra de sua próxima amante, Dora Maar

Quadro de Picasso foi vendido por 56 milhões de eurosQuadro de Picasso foi vendido por 56 milhões de euros - Foto: Daniel Leal-Olivas / AFP

Um quadro de Pablo Picasso que representa sua companheira Marie-Therese Walter, atrás de quem aparece a sombra de Dora Maar (sua próxima amante), alcançou, nesta quarta-feira (28), um lance no valor de 49,68 milhões de libras (o equivalente a 56,2 milhões de euros) em um leilão em Londres. A identidade de seu atual proprietário foi mantida confidencial.

O pintor espanhol pintou "Mulher com boina e vestido xadrez (Marie-Thérèse Walter)" em 1937, no mesmo ano de "Guernica". Trata-se de um óleo de 55 x 46 centímetros, que participou de um leilão de arte impressionista e moderna da casa Sotheby's, em Londres. Estava estimado em cerca de 50 milhões de dólares (40 milhões de euros). 

Leia também:
Mansão de Picasso na Costa Azul francesa será leiloada
Retrato de Mao por Warhol alcança US$ 12,7 milhões em leilão
Vendido por R$ 1,5 bi nos EUA, quadro de Da Vinci é o mais caro da história


"É um quadro incrivelmente importante, de qualidade de museu", disse à AFP James Mackie, diretor do departamento de arte impressionista e moderna da Sotheby's, antes do leilão. "Vem de uma era-chave na carreira de Picasso, o ano de 1937, quando realiza a grande pintura 'Guernica', descrevendo o horror do bombardeio alemão da localidade basca durante a Guerra Civil espanhola". Além disso, conforme lembrou Mackie, a obra tem uma forte carga autobiográfica.

Nele, aparece no primeiro plano Marie Therese Walter, que "era há algum tempo sua amante e musa", mas também Dora Maar, que conheceu em 1936, um ano antes de realizar a pintura. Maar aparece nessa sombra que se pode ver atrás de Marie Therese", explicou.

Várias pinturas de Picasso bateram recordes nos últimos anos, como "As mulheres de Argel", um óleo que foi leiloado por 179,4 milhões de dólares em maio de 2015 em Nova York.

Veja também

SP terá estátua de Tebas, o homem escravizado que comprou sua liberdade como arquiteto
Arte

SP terá estátua de Tebas, o homem escravizado que comprou sua liberdade como arquiteto

Zé Neto compartilha foto sem camisa e mostra perda de peso
famosos

Zé Neto compartilha foto sem camisa e mostra perda de peso