Xilogravura

Obras inéditas de J. Borges ganham exposição na Christal Galeria

Abertura de "Pernambuco por J. Borges" ocorre neste sábado (14), às 10h

Exposição "Pernambuco por J. Borges", na Christal GaleriaExposição "Pernambuco por J. Borges", na Christal Galeria - Foto: Melissa Fernandes/Folha de Pernambuco

José Francisco Borges, mais conhecido como J. Borges, é Patrimônio Vivo de Pernambuco. O título concedido em 2005 dá a dimensão da importância que o xilogravurista tem para a cultura popular do seu Estado. Na exposição “Pernambuco por J. Borges”, que entra em cartaz na Christal Galeria de Artes neste sábado (14), é o artista que presta uma homenagem a sua terra.

Acervo sob demanda

Em cartaz até o dia 30 de julho, a mostra conta com 32 xilogravuras inéditas, produzidas exclusivamente para a galeria. “Um dos propósitos da Christal, desde a sua inauguração, é trazer a arte popular para dentro do nosso espaço, dando a ela o destaque merecido. J. Borges é um mestre que sempre admirei e que, na minha opinião, precisa ser ainda mais reconhecido por seu trabalho no Recife”, aponta a galerista Christiana Asfora Cavalcanti, uma das curadoras da exposição.

J. Borges nasceu em Bezerros, no Agreste de Pernambuco, onde vive e trabalha até hoje. O amor pela literatura de cordel nasceu ainda na infância, quando ouvia o pai trazer os folhetos que trazia da feira. Escreveu seu primeiro livreto em 1964, com capa ilustrada pelo mestre cordelista e xilogravurista Dila.
 



Homenagem ao Interior

A iniciação do artista na técnica da xilogravura veio com a segunda publicação, no ano seguinte. Sua obra passou a ganhar projeção nacional a partir dos anos 1970, quando algumas gravuras foram apresentadas a Ariano Suassuna. Ao longo de mais de 50 anos de trajetória artística, o Interior de Pernambuco e as temáticas relacionadas a esse ambiente sempre povoaram o trabalho do bezerrense. Parte desse acervo está em cartaz em uma grande mostra que ocupa, desde abril, o Centro Cultural Fiesp, em São Paulo.

Sugerido pela curadoria, o foco da exposição no Recife casou bem com o conjunto da obra produzida pelo artista. Nas novas peças, ele traz elementos bem pernambucanos, reproduzindo personalidades ilustres, paisagens e figuras folclóricas. Também há espaço para um olhar mais social, como na gravura que expõe o recorrente problema da falta de água no Sertão.
 

J. BorgesJ. Borges (Foto: Ed Machado/Folha de Pernambuco)


“A ideia era reunir obras que representassem a nossa vivência. Com isso, ele trouxe gente como Francisco Brennand, Luiz Gonzaga e Lampião, a religiosidade, através de Nossa Senhora da Conceição, a música e os festejos”, comenta a curadora, que adianta a realização de uma oficina sobre xilogravura, no mês de julho, na galeria.

Documentário: vida e obra

A abertura da exposição, que contará com a presença de J. Borges, terá início às 10h. Na ocasião, será lançado um minidocumentário sobre o artista, primeira produção audiovisual da Christal, que também integra a mostra. O evento conta ainda com uma apresentação do cantor Geraldo Maia, na área externa do Christal Café e Bistrô, a partir das 16h.

“O filme traz um pouco da história dele, contando como tudo começou, o significado de Bezerros para ele e sua decisão de não sair de lá. Fomos visitá-lo para filmar tudo. Só conhecendo de perto para poder sentir a força dessa criação. J. Borges alcançou o mundo do jeito dele, com suas raízes muito bem fincadas onde ele queria, trazendo uma arte democrática, acessível a todos. Sem dúvidas, é um artista do povo”, analisa.

Serviço

Exposição “Pernambuco por J.Borges”
Abertura: neste sábado (14), às 10h
Visitação até 30 de julho, de terça-feira a sábado, das 10h às 19h
Na Christal Galeria de Artes, Rua Estudante Jeremias Bastos, 266, Pina

Veja também

''É claro que o Kiss é mercenário. Todos são. Nós só fazemos melhor'', diz Gene Simmons
celebridades

''É claro que o Kiss é mercenário. Todos são. Nós só fazemos melhor'', diz Gene Simmons

Gracyanne Barbosa lamenta choro de Belo em show do Soweto e nega se sentir culpada por término
celebridades

Gracyanne Barbosa lamenta choro de Belo em show do Soweto e nega se sentir culpada por término

Newsletter