Ocupação Itaú Cultural dedica exposição a Rino Levi
Até 12 de abril, exposição apresenta acervo com documentação do arquiteto ícone do urbanismo moderno de SP
Aqueles que estão com viagem marcada para a capital paulista até o dia 12 de abril podem visitar a 49ª edição do projeto Ocupação Itaú Cultural dedicada ao arquiteto Rino Levi, um dos ícones do urbanismo moderno de São Paulo que protagoniza exposição, aberta de terça a sexta, das 9h às 20h, e aos sábados, domingos e feriados, das 11h às 20h. A mostra está montada no piso térreo do Itaú Cultural, localizado na Avenida Paulista.
Rino Levi deixou um legado à arquitetura e ao urbanismo de São Paulo, notadamente conhecida pelo modernismo. A exposição conta com acervo da documentação do arquiteto dos anos 1990, entre plantas, desenhos e obras do urbanista. Além do acervo físico, o visitante também pode acessar o acervo digitalizado pelo site (itaucultural.org,br/ocupacao).
Leia também:
Itaú Cultural apresenta a primeira edição do Fomento à Criação Teatral: Montagem
'Rumos Itaú Cultural' reforça diálogo com o Brasil
Sistema de Incentivo à Cultura do Recife: resultado em 31 de março
A curadoria da exposição foi realizada de forma colaborativa pela equipe do Itaú Cultural, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP (Fausp) e pelo arquiteto e urbanista Renato Anelli. “A gente tem já uma sequência de arquitetos modernos nas ocupações que fazemos, entre elas Oscar Niemayer, Vilanova Artigas e Gregor Ashavisk. Fomos procurados pela Fausp para organizar o acervo do Rino Levi”, explicou Tania Rodrigues, da equipe de curadoria do Itaú Cultural.
Rino Levi
O legado deixado pelo arquiteto e urbanista paulistano Rino Levi (1901-1965), testemunha de seu tempo, revela o processo de metropolização da cidade de São Paulo e a história da arquitetura moderna no Brasil, da qual foi um dos destacados colaboradores. Fundador do primeiro escritório focado no fazer arquitetônico, Levi assina projetos que ajudaram a transformar o cenário paulistano a partir do final da década de 1920.
Edifícios diversos, entre residências, cinemas, hospitais e outros usos, que dialogavam com o que estava sendo pensado no mundo, contribuindo para o debate internacional, estão entre seus projetos, que articulam qualidade técnica, arte e paisagismo, buscando adaptar-se ao clima e à flora tropicais.
Para além da arquitetura, Rino Levi atuou como professor e defendeu a arquitetura e do urbanismo como disciplinas complementares. Também teve atuação como agente de órgãos de classe e intensa participação na imprensa, contribuindo para a regulamentação da profissão, o que alterou o modo de pensar essa atividade no País.
A Ocupação Rino Levi integra a série de ações do Itaú Cultural voltadas para personalidades de destaque da arquitetura, com mostras de nomes como Gregori Warchavchik, Paulo Mendes da Rocha, Vilanova Artigas, Flávio Império, Oscar Niemeyer e Sergio Rodrigues.
Serviço:
Ocupação Itaú Cultural: Rino Levi
Onde? Itaú Cultural, Avenida Paulista, 149, Bela Vista, SP
Quando? Até 12 de março (terça a sexta, das 9h às 20h. Sábado, domingo e feriado, das 11h às 20h).
Acesso gratuito
Veja também

Religiosidade
Nego do Borel apela para discurso religioso após acusações de agressão
