Ocupação Itaú Cultural dedica exposição a Rino Levi

Até 12 de abril, exposição apresenta acervo com documentação do arquiteto ícone do urbanismo moderno de SP

Exposição com acervo de Rino Levi, em SPExposição com acervo de Rino Levi, em SP - Foto: Juliano Muta

Aqueles que estão com viagem marcada para a capital paulista até o dia 12 de abril podem visitar a 49ª edição do projeto Ocupação Itaú Cultural dedicada ao arquiteto Rino Levi, um dos ícones do urbanismo moderno de São Paulo que protagoniza exposição, aberta de terça a sexta, das 9h às 20h, e aos sábados, domingos e feriados, das 11h às 20h. A mostra está montada no piso térreo do Itaú Cultural, localizado na Avenida Paulista.

Rino Levi deixou um legado à arquitetura e ao urbanismo de São Paulo, notadamente conhecida pelo modernismo. A exposição conta com acervo da documentação do arquiteto dos anos 1990, entre plantas, desenhos e obras do urbanista. Além do acervo físico, o visitante também pode acessar o acervo digitalizado pelo site (itaucultural.org,br/ocupacao).

Leia também:
Itaú Cultural apresenta a primeira edição do Fomento à Criação Teatral: Montagem
'Rumos Itaú Cultural' reforça diálogo com o Brasil
Sistema de Incentivo à Cultura do Recife: resultado em 31 de março


A curadoria da exposição foi realizada de forma colaborativa pela equipe do Itaú Cultural, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP (Fausp) e pelo arquiteto e urbanista Renato Anelli. “A gente tem já uma sequência de arquitetos modernos nas ocupações que fazemos, entre elas Oscar Niemayer, Vilanova Artigas e Gregor Ashavisk. Fomos procurados pela Fausp para organizar o acervo do Rino Levi”, explicou Tania Rodrigues, da equipe de curadoria do Itaú Cultural.

Rino Levi
O legado deixado pelo arquiteto e urbanista paulistano Rino Levi (1901-1965), testemunha de seu tempo, revela o processo de metropolização da cidade de São Paulo e a história da arquitetura moderna no Brasil, da qual foi um dos destacados colaboradores. Fundador do primeiro escritório focado no fazer arquitetônico, Levi assina projetos que ajudaram a transformar o cenário paulistano a partir do final da década de 1920.

Edifícios diversos, entre residências, cinemas, hospitais e outros usos, que dialogavam com o que estava sendo pensado no mundo, contribuindo para o debate internacional, estão entre seus projetos, que articulam qualidade técnica, arte e paisagismo, buscando adaptar-se ao clima e à flora tropicais.

Para além da arquitetura, Rino Levi atuou como professor e defendeu a arquitetura e do urbanismo como disciplinas complementares. Também teve atuação como agente de órgãos de classe e intensa participação na imprensa, contribuindo para a regulamentação da profissão, o que alterou o modo de pensar essa atividade no País.

A Ocupação Rino Levi integra a série de ações do Itaú Cultural voltadas para personalidades de destaque da arquitetura, com mostras de nomes como Gregori Warchavchik, Paulo Mendes da Rocha, Vilanova Artigas, Flávio Império, Oscar Niemeyer e Sergio Rodrigues.

Serviço:
Ocupação Itaú Cultural: Rino Levi
Onde? Itaú Cultural, Avenida Paulista, 149, Bela Vista, SP
Quando? Até 12 de março (terça a sexta, das 9h às 20h. Sábado, domingo e feriado, das 11h às 20h).
Acesso gratuito

Veja também

Filme de Bob Cuspe, personagem de Angeli, leva prêmio em Annecy
Premiação

Filme de Bob Cuspe, personagem de Angeli, leva prêmio

Recém-casada, Solange Almeida diz que quer ser mãe novamente: 'Não vejo a hora'
Maternidade

Recém-casada, Solange Almeida diz que quer ser mãe novamente: 'Não vejo a hora'