Cultura+

Oficina gratuita de música para surdos está com inscrições abertas

A oficina de música "Vicências - Música é para sentir" ofertará 120 vagas ao total e está com inscrições abertas. Aulas serão realizadas na Caixa Cultural, no Recife Antigo

Oficina de música para crianças e adolescentes surdos é gratuita e está com as inscrições abertasOficina de música para crianças e adolescentes surdos é gratuita e está com as inscrições abertas - Foto: Acervo Pessoal

A oficina gratuita de música "Vivências - Música é para sentir", destinada a crianças e adolescentes surdos, será realizada de 18 a 21 de setembro, das 14h às 17h, na Caixa Cultural Recife. Para cada dia, uma turma será formada, com 30 vagas cada. As incrições estão abertas e devem ser feitas através do e-mail [email protected], enviando o nome completo do participante e a idade.

Iniciativa da Atelier Produtora, o principal objetivo é levar música para o universo dos surdos, quebrando tabus e preconceitos e despertando o seu interesse em relação às sensações e possibilidades que esse contato pode oferecer.

Leia também:
[Clipe] Pitty lança a música 'Te Conecta'
'O Nosso Villa - Um Musical Villa-Lobos' retorna ao Santa Isabel
Oficina explica o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil


A oficina será ministrada pelo grupo Som da Pele, tendo à frente o professor Irton da Silva, também conhecido como Batman Griô. No primeiro momento, será exibido o filme “O resto é silêncio”, de Paulo Halm. A ideia é que crianças e adolescentes surdos discutam sobre as sensações que a música transmite para os ouvintes. Em seguida, a turma será dividida para a realização de dinâmicas de percussão corporal, explorando timbre e intensidade do som.

   Metrônomo visual

Após serem apresentados a noções de teoria musical, os participantes serão estimulados a utilizar os sinais visuais que representam as figuras de tempo musical. Além disso, os participantes vão conhecer e utilizar o Metrônomo Visual, equipamento eletrônico desenvolvido pelo professor Irton da Silva, em que lâmpadas de cores e tamanhos diferentes auxiliam os exercícios.

A atividade contará ainda com intérprete Coda (do inglês: child of deaf adult), que é uma ouvinte filha de pais surdos, garantindo que os participantes experimentem uma profunda imersão.

Serviço:
Vivências – Música é para sentir
Caixa Cultural Recife – av. Alfredo Lisboa, 505, Praça do Marco Zero, Bairro do Recife
De 18 a 21 de setembro, das 14h às 17h
Informações: (81) 3425-1915

Veja também

Liniker anuncia pausa na carreira para "estar com a saúde física e mental em dia"
Música

Liniker anuncia pausa na carreira para "estar com a saúde física e mental em dia"

Fafá de Belém realiza show com a filha no Dia das Mães do RioMar; confira informações de ingressos
MÚSICA

Fafá de Belém realiza show com a filha no Dia das Mães do RioMar; confira informações de ingressos

Newsletter