A-A+

Oficina gratuita de música para surdos está com inscrições abertas

A oficina de música "Vicências - Música é para sentir" ofertará 120 vagas ao total e está com inscrições abertas. Aulas serão realizadas na Caixa Cultural, no Recife Antigo

Oficina de música para crianças e adolescentes surdos é gratuita e está com as inscrições abertasOficina de música para crianças e adolescentes surdos é gratuita e está com as inscrições abertas - Foto: Acervo Pessoal

A oficina gratuita de música "Vivências - Música é para sentir", destinada a crianças e adolescentes surdos, será realizada de 18 a 21 de setembro, das 14h às 17h, na Caixa Cultural Recife. Para cada dia, uma turma será formada, com 30 vagas cada. As incrições estão abertas e devem ser feitas através do e-mail [email protected], enviando o nome completo do participante e a idade.

Iniciativa da Atelier Produtora, o principal objetivo é levar música para o universo dos surdos, quebrando tabus e preconceitos e despertando o seu interesse em relação às sensações e possibilidades que esse contato pode oferecer.

Leia também:
[Clipe] Pitty lança a música 'Te Conecta'
'O Nosso Villa - Um Musical Villa-Lobos' retorna ao Santa Isabel
Oficina explica o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil


A oficina será ministrada pelo grupo Som da Pele, tendo à frente o professor Irton da Silva, também conhecido como Batman Griô. No primeiro momento, será exibido o filme “O resto é silêncio”, de Paulo Halm. A ideia é que crianças e adolescentes surdos discutam sobre as sensações que a música transmite para os ouvintes. Em seguida, a turma será dividida para a realização de dinâmicas de percussão corporal, explorando timbre e intensidade do som.

   Metrônomo visual

Após serem apresentados a noções de teoria musical, os participantes serão estimulados a utilizar os sinais visuais que representam as figuras de tempo musical. Além disso, os participantes vão conhecer e utilizar o Metrônomo Visual, equipamento eletrônico desenvolvido pelo professor Irton da Silva, em que lâmpadas de cores e tamanhos diferentes auxiliam os exercícios.

A atividade contará ainda com intérprete Coda (do inglês: child of deaf adult), que é uma ouvinte filha de pais surdos, garantindo que os participantes experimentem uma profunda imersão.

Serviço:
Vivências – Música é para sentir
Caixa Cultural Recife – av. Alfredo Lisboa, 505, Praça do Marco Zero, Bairro do Recife
De 18 a 21 de setembro, das 14h às 17h
Informações: (81) 3425-1915

Veja também

Museu Nacional manteve maior acervo de Egito antigo da América do Sul
Historiografia

Museu Nacional manteve maior acervo de Egito antigo da América do Sul

Ingressos antecipados para o Rock in Rio se esgotam em menos de 2 horas
Rock in Rio

Ingressos antecipados para o Rock in Rio se esgotam em menos de 2 horas