A-A+

Olinda abraça a 'Paixão de Cristo de José Pimentel'

Temporada do espetáculo ocorre de 18 a 21 de abril, às 20h, na Praça do Carmo em Olinda, fazendo uma grande homenagem à José Pimentel

Hemerson Moura fará papel de Jesus Cristo Hemerson Moura fará papel de Jesus Cristo  - Foto: Julya Caminha/Folha de Pernambuco

A Prefeitura de Olinda anunciou oficialmente nesta quinta-feira (11) seu apoio à "Paixão de Cristo de José Pimentel", produzida por Lilian, filha do mais famoso e duradouro intérprete de Jesus Cristo, em Pernambuco (Pimentel interpretou o papel por 40 anos, se somadas as épocas em que esteve ligado à produção de Nova Jerusalém, no Agreste, e a "Paixão de Cristo do Recife", a qual também dirigia e ainda assinava o texto).

Durante coletiva à imprensa, o prefeito Lupércio (SD) comemorou o fato da cidade sediar o espetáculo. "Nos sentimos muito honrados como pernambucanos e como olindenses. Este é um momento muito importante para o turismo e a economia de Olinda. Agora vamos ter mais atrativos para oferecer também na Semana Santa", afirmou.

A temporada do espetáculo ocorre de 18 a 21 de abril, às 20h, na Praça do Carmo em Olinda, fazendo uma grande homenagem à José Pimentel, precursor do teatro ao ar livre no Brasil. Segundo a produtora Lilian Pimentel, a forma como está sendo acolhida em Olinda tem sido emocionante.

"A gente ficou muito triste diante de como as coisas foram conduzidas no Recife. Inclusive, tentamos a alternativa de fazer o espetáculo no bairro de Santo Antônio, no Pátio do Carmo, e até hoje não tivemos resposta. Mas, quando se fecha uma porta, Deus abre uma janela. O lugar onde o espetáculo será feito é lindo, e a gente vai cumprir o que meu pai desejava. Não podemos parar, porque o povo pede por isso", disse ela.

Leia também:
'Cicatriz' em curta temporada no Teatro Barreto Junior
Abril Pro Rock: Mostra de pôsteres aborda feminismo em peças criadas por mulheres
Paixão de Cristo de José Pimentel será encenada em Olinda


Lilian relembra que o próprio José Pimentel já chegou a fazer algumas cenas bíblicas em Olinda, entre 2009 e 2013. "O espetáculo se chamava 'Cenas da Paixão' e ele saia correndo, montado numa moto da polícia e já vestido como Jesus, em direção ao Marco Zero", contou, rindo.

Novo ciclo

O evento vai reunir 80 atores e 100 figurantes, e conta com suporte técnico de outros 60 profissionais e patrocínio da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur). Já a Prefeitura de Olinda vai entrar com a infraestrutura de palco, segurança e infraestrutura, num valor estimado de R$ 150 mil.

Lilian Pimentel, Hemerson Moura e Daniela Câmara (que vive Verônica)

Lilian Pimentel, Hemerson Moura e Daniela Câmara (que vive Verônica) - Crédito: Julya Caminha/Folha de Pernambuco


Ainda de acordo com Lupércio, apesar de o Carnaval ter sido concluído há pouco, a prefeitura não hesitou em fazer convite por entender que se trata da mais tradicional encenação da Paixão de Cristo de Pernambuco. "É um novo ciclo que se inicia em Olinda, a cidade que nos abraçou", finalizou Lilian.

No elenco principal, estão Hemerson Moura, interpretando Jesus; Stella Maris Saldanha, como Maria; Gabriela Quental (Maria Madalena); Daniela Câmara (Verônica); Moisés Neto (Pilatos); Luciano Lucas (Herodes) e Will Menezes (Judas).

 

Veja também

MAMAM recebe exposição internacional colaborativa
Arte

MAMAM recebe exposição internacional colaborativa

Humorista Marina Miranda, da 'Escolinha', morre aos 90 anos
Luto

Humorista Marina Miranda, da 'Escolinha', morre aos 90 anos