Cultura+

Olinda abre oficialmente os festejos de Momo

Entre as atrações, há cortejo do Homem da Noite e quatro shows, com destaque para Marron Brasileiro e Alceu Valença

Homem da Meia-noiteHomem da Meia-noite - Foto: Arthur de Souza/Folha de Pernambuco

Já é Carnaval em Olinda. Mesmo com a ameaça de chuva, diversas pessoas ocupam parte da Cidade Alta e a Praça do Carmo, na noite desta quinta-feira (20), para acompanhar a abertura oficial da folia na Marim dos Caetés. Entre as atrações, há cortejo do Homem da Noite e quatro shows, com destaque para Marron Brasileiro e Alceu Valença. A programação segue até a madrugada de sexta-feira (21).

As atividades começaram por volta das 18h30, com os foliões ansiosos esperando pelo Homem da Meia-Noite, encarregado de abrir a folia da cidade. Pouco menos de uma hora depois, o Calunga apareceu da porta da sede da Prefeitura. Lá, ele se juntou com a Mulher do Dia e os dois seguiram ladeira abaixo com a troça em direção à Praça do Carmo, onde acontecem os shows.

Leia também:
Liminar concede a motoristas de aplicativos mesmo acesso de taxistas em Olinda
Caldeirão Folia estreia no Carnaval de Olinda com grandes nomes do samba 

A festa anima as ruas do Sítio Histórico. Fantasiada de noiva, a estudante Izabela Cristina veio comemorar o aniversário de 15 anos com o pai, mãe, tios e uma amiga. “Sempre gostei de Carnaval e, como nasci nesta época, gosto de vir todos os dias. Desde pequena, venho com meus pais. É um dia especial”, comenta a jovem.

A folia olindense não atrai apenas os pernambucanos. Baiano de Salvador, o geólogo Kim Poletto, 30, vem passar o feriado todos os anos. Ele se vestiu de frade para prestigiar o evento. “[O Carnaval de Olinda] é um mergulho cultural. O povo daqui dá muito valor à cultura popular”, diz.

Também são as manifestações populares que encantam o funcionário público Cláudio Ramos, 56. Integrante de um grupo de dança, ele mora na Cidade Alta e foi brincar com uma fantasia de ema. “É um dos símbolos do Carnaval nordestino. Sou do Recife e, desde que eu moro aqui, há 20 anos, eu acompanho. É uma energia muito boa”, considera.

Veja também

Show de João Gomes no Marco Zero reuniu 150 mil pessoas, diz organização
João Gomes no Marco Zero

Show de João Gomes no Marco Zero reuniu 150 mil pessoas, diz organização

Angelina Jolie diz que se sentiu refém de Brad Pitt em viagem de avião em família; entenda
Celebridades

Angelina Jolie diz que se sentiu refém de Brad Pitt em viagem de avião em família; entenda