Ópera pernambucana "Emparedadas" ganha e-book e vídeo
Resultado da pesquisa "Uma Ópera Possível", obras serão lançadas nesta sexta-feira (18)
O vídeo e o e-book da ópera “Emparedadas” - criação artística livremente inspirada no livro “A Emparedada da Rua Nova”, de Carneiro Vilela - serão lançados nesta segunda-feira (18), de forma virtual. As duas obras resultam do projeto de pesquisa “Uma Ópera Possível”, financiado pela Lei Aldir Blanc.
A estreia do vídeo ocorre no canal do YouTube “Ópera Recife”, às 12h. No mesmo horário, o e-book ficará disponível no site do grupo de pesquisa Mar de Corais. Ainda no mesmo dia, às 20h, o projeto encerra suas atividades com uma roda de conversa sobre o processo criativo, realizada através da plataforma Google Meet e limitada a 100 pessoas.
O libreto da ópera foi escrito por Milena Marques. Já a música foi composta por Sérgio Deslandes e a regência conduzida por Armindo Ferreira. O projeto teve início a partir da discussão sobre a viabilidade da produção de ópera em Pernambuco.
Leia também
• Paixão de Cristo: confira o roteiro de espetáculos de Páscoa em Pernambuco
• Lenine divide palco com o filho Bruno Giorgi em show
• Cirque Amar recebe o espetáculo ''Disney Magic Show'' neste fim de semana
No enredo da obra, Clotilde, a emparedada do folhetim pernambucano, é interpretada por Virgínia Cavalcanti. A personagem retorna da morte como assombração e quer se vingar das injustiças cometidas contra ela. Em paralelo, uma mulher contemporânea, representada por Mônica Muniz, lê a obra de Vilela e constata que, mais de um século depois, o assassinato pela discriminação de gênero ainda é fato comum em nossa sociedade.