Ópera 'Rita', de Donizzeti, é encenada no Recife

Comandado pela Academia de Ópera e Repertório da UFPE, espetáculo fica em cartaz no Teatro de Santa Isabel, desta quinta-feira até sábado. 'Rita' é uma ópera cômica sobre um triangulo amoroso.

Ópera "Rita"Ópera "Rita" - Foto: Divulgação

Ópera cômica do italiano Gaetano Donizzeti (1797-1848), "Rita" será encenada em solo pernambucano. Com regência e direção geral do maestro Wendell Kettle, o espetáculo sobe ao palco pelas mãos da Academia de Ópera e Repertório da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). As sessões são gratuitas e ocorrem desta quinta-feira (3) até sábado (5), às 20h; e no domingo (6), às 18h, no Teatro de Santa Isabel.

Leia também:
Pernambuco e sua relação estreita com os espetáculos operísticos
Lucas Veloso traz novo espetáculo ao Recife
Chico Buarque: Maestro Luiz Cláudio Ramos fala sobre a relação com o cantor


"A escolha dessa obra tem a ver com o fato de ser uma ópera curta, de um ato só, e com uma temática muito leve. Essas características colaboram com o nosso principal objetivo, que é popularizar o gênero operístico no Recife", afirma Wendell.

Nos dois primeiros dias, o espetáculo conta com apresentações para alunos de escolas públicas e do Compaz, visando a formação de público. A montagem é realizada em parceria com a Sinfonieta UFPE, o LAC (Laboratório de Artes Cênicas) e o Grupo Quinta, com apoio do Governo de Pernambuco e da Prefeitura do Recife, além da Gárgula Produções.

Trama

"Rita" foi composta por Donizzeti em 1841, mas só estreou postumamente, em 1860, em Paris. A trama gira em torno de um triangulo amoroso inusitado. Rita, interpretada pela soprano Gleyce Melo, é casada com o tímido Beppe, vivido pelo tenor Lucas Melo. A vida do casal vira do avesso com o aparecimento inesperado de Gasparo, primeiro marido de Rita, que todos acreditavam estar morto. O papel é dividido pelos barítonos Rodrigo Cruz e Anderson Rodrigues.

O espetáculo começou a ser produzido no final do ano passado, com direção cênica assinada por Rose Mary Martins. Este é o quinto trabalho desenvolvido pela Academia de Ópera e Repertório da UFPE, que desde a sua criação, em 2016, já levou aos palcos encenações de obras como "O contrato de casamento", de Gioacchino Rossini, e "Julia, a tecelã", de autoria do próprio Wendell Kettle.

Serviço

Ópera "Rita"
De quinta-feira (3) a sábado (5), às 20h; e no domingo (6), às 18h
Teatro de Santa Isabel (Praça da República, s/n, bairro de Santo Antônio)
Entrada gratuita
Informações: (81) 3355-3323

Veja também

Roberto Carlos faz 80 anos e diz ser o mesmo cara de sua juventude
Aniversário

Roberto Carlos faz 80 anos e diz ser o mesmo cara de sua juventude

Camilla vence prova do Anjo do "BBB 21" e dá Monstro para Arthur, Caio e Gil
BBB 21

Camilla vence prova do Anjo do "BBB 21" e dá Monstro para Arthur, Caio e Gil