Turnê 2022

Orquestra Petrobras Sinfônica apresenta Guns N' Roses e Mundo Bita Sinfônico 

Com participação especial de Chaps Melo, concertos na capital pernambucana são gratuitos e transmitidos ao vivo pelo YouTube para todo Brasil 

Orquestra Petrobras SinfônicaOrquestra Petrobras Sinfônica - Foto: Divulgação

Para celebrar os 35 anos de patrocínio da Petrobras, a Orquestra Petrobras Sinfônica coloca o pé na estrada com uma turnê pelas cidades de Brasília, Recife, Vitória, Belo Horizonte, Curitiba e São Paulo. A programação, que acontece entre maio e julho, apresenta a diversidade de timbres e estilos que já se tornou característica da Orquestra, aproximando o grande público à música clássica.

Em 28 de maio (sábado), a Orquestra desembarca em Recife para dois concertos gratuitos, no Teatro Boa Vista, localizado no Colégio Salesiano, sob a regência do maestro Felipe Prazeres, com transmissão para todo Brasil pelo YouTube da Orquestra Petrobras Sinfônica): Mundo Bita Sinfônico (16h), com a participação especial de Chaps Melo (criador do Mundo Bita), e Guns N’ Roses Sinfônico (19h30). Os ingressos podem ser retirados na véspera do evento no site dp Sympla. 

“Após um longo período de isolamento social, estamos ansiosos para o reencontro com o público na Turnê 2022. É uma troca essencial para nós, artistas”, conta o maestro Felipe Prazeres. “Durante a pandemia, a Orquestra realizou turnês e diversos concertos online. Foi um grande aprendizado. Mas nada se compara à sensação de estar junto ao público. Estamos muito felizes”,  comemora o maestro Felipe Prazeres.

Mundo Bita Sinfônico
A união da música clássica com a animação. Para a criançada e toda família, a Orquestra Petrobras Sinfônica leva a Recife, como parte da série BeBeethoven, o concerto de lançamento do álbum Mundo Bita Sinfônico. O programa conta com 15 canções com arranjos sinfônicos de sucessos como “Fazendinha”, “Viajar pelo Safari” e “Trem das Estações”, assinados por Ivan Zandonade. Os sons dos bichos, o apito do trem e outros efeitos característicos das músicas do Mundo Bita foram recriados com os próprios instrumentos da orquestra. Valorizar cada instrumento e sua interação com os diversos naipes foi um dos propósitos desse conjunto de arranjos.

“Foi uma honra criar arranjos para as lindas e delicadas canções do Chaps Melo, criador do Mundo Bita, um sucesso entre as crianças, papais e mamães. Acredito que para muitas famílias este concerto seja a primeira experiência com o fascinante mundo dos timbres de uma orquestra”, conta Zandonade. 

A parceria entre a Orquestra e o Mundo Bita teve início em 2020 e vem se desdobrando em projetos plurais, como o lançamento do álbum e dos videoclipes das canções “Fundo do Mar” e  “Fazendinha”. 

Assista:
 



“Com esse concerto voltado para o público infantil, a Orquestra Petrobras Sinfônica apresenta mais uma faceta. Nossa essência é a música de concerto, mas não precisamos estar necessariamente presos a um estilo. Somos uma orquestra que se destaca por mostrar outros lados e tocar diversos repertórios que alcançam públicos distintos”, explica Felipe Prazeres. “Ao mesmo tempo em que as crianças se divertem, cantam e dançam, elas são apresentadas desde cedo ao universo de uma orquestra sinfônica”, completa.

Chaps Melo, que fará uma participação especial, também está animado para ver a reação das crianças. “Ouvir músicas que são a marca do Mundo Bita com arranjo sinfônico já é muito especial. Poder cantar ao lado da Orquestra Petrobras Sinfônica na minha cidade vai ser um presente. Espero que todos assistam e curtam”, comemora.

Guns n' Roses Sinfônico
Já imaginou ouvir sucessos como “Welcome to the Jungle”, “Sweet Child O’Mine” e “Patience” com violinos elétricos no lugar dos solos de guitarra? Guns N’ Roses Sinfônico é a aposta da Orquestra Petrobras Sinfônica no repertório Pop da turnê, e Ricardo Amado, violinista da orquestra, é um dos destaques desse concerto. Ele investiu tempo e estudo para fazer com que seu violino elétrico atingisse os efeitos das guitarras de Slash, músico do Guns. “A intenção é fazer com que o público sinta a presença dos solos de Slash, acompanhado por uma super orquestra”, revela Ricardo. 

No concerto, a Orquestra Petrobras Sinfônica mostra, mais uma vez, que é possível unir música clássica ao pop e rock, e emocionar o público. “Com o concerto dedicado ao Guns N’ Roses, a Orquestra se destaca como pioneira em trazer repertórios únicos, mostrando todo seu potencial. O concerto se transforma em um grande show de rock. O público ficará surpreso com essa apresentação”, adianta Felipe Prazeres. 

Democratização da música clássica
A Orquestra Petrobras Sinfônica tem como uma de suas premissas a democratização da música de concerto para o maior número de pessoas, e vem realizando ações com esse objetivo desde sua fundação. Ainda em 2016, a orquestra incluiu no seu repertório concertos populares com releituras sinfônicas de artistas e bandas como Los Hermanos, Metallica, Pink Floyd, Michael Jackson, Coldplay e, mais recentemente, Guns N’ Roses. A partir de abril de 2020, a orquestra intensificou a produção de conteúdo online, e identificou a demanda por crescente veiculação de vídeos de seus concertos nas redes sociais, uma nova forma de se relacionar com o seu público, através do digital. Desde então, somou aproximadamente 15 milhões de visualizações e cerca de 90 mil inscritos no YouTube. 

Sobre a Orquestra Petrobras Sinfônica 
Aos 47 anos, a Orquestra Petrobras Sinfônica se consolida como uma das mais conceituadas do país e ocupa um lugar de prestígio entre os maiores conjuntos musicais da América Latina. Criada pelo maestro Armando Prazeres, a orquestra se firmou como um ente cultural que expressa a pluralidade da música brasileira e transita fluentemente por distintos estilos e linguagens. Tem como Diretor Artístico e Maestro Titular Isaac Karabtchevsky, o mais respeitado regente brasileiro e um nome consagrado no panorama internacional.

Site oficial: Facebook: @PetrobrasSinfonica | Instagram: @petrobras_sinfonica | Youtube: @OPESinfonica

SERVIÇO:

Turnê 2022 da Orquestra Petrobras Sinfônica - Recife

28 de maio (sábado)

16h - Mundo Bita Sinfônico
19h30 - Guns N’ Roses Sinfônico

Local: Teatro Boa Vista (Colégio Salesiano)
R. Dom Bôsco - Boa Vista
Entrada franca

Retirada de ingressos na véspera do evento no site do Sympla.

*Não há lugar marcado

**Os concertos começam no horário 

*** A UFPE recomenda o uso de máscaras

Veja também

Zé Carioca: 80 anos celebrados com obra lançada na Bienal de São Paulo
Bienal de SP

Zé Carioca: 80 anos celebrados com obra lançada na Bienal de São Paulo

Primeira edição da Feira New Kids chega ao Classic Hall em setembro
Feira

Primeira edição da Feira New Kids chega ao Classic Hall em setembro