Orquestra Sinfônica do Recife se apresenta gratuitamente nesta quarta

O concerto acontece às 20h, no Teatro de Santa Isabel. Os ingressos poderão ser retirados na bilheteria a partir das 19h do dia da apresentação

O concerto gratuito acontece nesta quarta (24), no Santa IsabelO concerto gratuito acontece nesta quarta (24), no Santa Isabel - Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR

O concerto oficial da Orquestra Sinfônica do Recife – que será apresentado nesta quarta (24), às 20h, no Teatro de Santa Isabel – levará para o palco obras de dois célebres compositores: Wagner e Beethoven. Sob a batuta do maestro Marlos Nobre, o acesso ao concerto é gratuito e os ingressos podem ser retirados na bilheteria do teatro, a partir das 19h do dia da apresentação.

O repertório será aberto com a Ópera Tannheuser, de Richard Wagner - maestro, compositor, diretor de teatro e ensaísta alemão do Século XIX. A ópera conta a história de um menestrel que se deixa seduzir pela deusa Vênus e vai viver com ela nas colinas de Vênus, depois sente falta da vida na terra e volta, rogando o perdão da humanidade.

Leia também:   
Cena CumpliCidades ocupa teatros e universidade com programação cultural
'Teatrando' conta a história do Santa Isabel nesta terça
Terça Negra renderá homenagem ao mestre baiano Moa do Katendê
Alessandra Maestrini compara preços de ingressos de futebol com teatro
Roteiro da 1ª radionovela brasileira ganha certificação da Unesco


Já de Beethoven, o concerto promoverá a Sinfonia nº 4 em si bemol maior, Opus 60. O maestro Marlos Nobre detalha que a obra, escrita em 1806 e dedicada ao conde Oppersdorff, revela um olhar para o passado, que se projeta audaciosamente para o futuro. No 3º movimento, por exemplo, o compositor realiza a extraordinária proeza de misturar, pela primeira vez na história da música, as métricas binárias e ternárias.

Orquestra
Fundada por Vicente Fittipaldi há 88 anos, a Orquestra Sinfônica do Recife passou a ser considerada Patrimônio Cultural Imaterial da capital pernambucana, no último dia 9 de outubro, quando entrou em vigor a lei municipal 18.519/2018.

Considerada a mais antiga orquestra em atividade ininterrupta do país, a Sinfônica do Recife conta atualmente com 85 músicos, entre primeiros violinos, segundos violinos, violas, violoncelos, contrabaixos, flautas, oboés, clarinetes, fagotes, trompas, trompetes, trombones, tubas e percussão.

Veja também

Cinco filmes mais aguardados em 2021
Cinema

Cinco filmes mais aguardados em 2021

Carlinhos Maia será notificado para explicar convite para 'furar fila' da vacina
Covid-19

Carlinhos Maia será notificado para explicar convite para 'furar fila' da vacina