A-A+

Os Amantes de Glória pedem passagem

O tradicional bloco faz o seu baile nesta sexta, no Clube Atlântico de Olinda, com muita alegria e irreverência, ao som de Isaar, Zé Cafofinho, Maestro Lessa e mais atrações

Isaar faz parte da programação do baile carnavalescoIsaar faz parte da programação do baile carnavalesco - Foto: Dani Acioli e Késsia Souza/Divulgação

Foi de uma agitação que surgiu de estudantes da Universidade Católica de Pernambuco, majoritariamente do curso de Jornalismo, que o tradicional Bloco Amantes de Glória ganhou vida, em 1997. Depois da aula, o grupo seguia para o lendário Cine Veneza, no Bairro da Boa Vista, e terminava a noite em bar próximo para debater sobre o filme visto, sobre a vida e outras histórias. A ideia de criar um bloco de rua veio de jovens apaixonados pelo Carnaval. Em 2020, Com 23 anos de história, o Amantes de Glória abre as suas festividades carnavalescas com baile nesta sexta (17), às 21h, no Clube Atlântico de Olinda. Isaar, Zé Cafofinho e Orquestra Sucesso, Maestro Lessa e Orquestra, Afoxé Oxum Pandá e o DJ Balaio são as atrações escaladas para animar a festa.

Glória era a personagem interpretada pela atriz espanhola Victoria Abril no filme "Ninguém Falará de Nós Quando Estivermos Mortos". A ideia de usá-la como referência foi um consenso entre o grupo. Em conversa com a Folha de Pernambuco, Paulo Aguiar, psicólogo e um dos fundadores do Amantes, contou sobre os primeiros passos do bloco identificado pela cor verde: “Tudo começou em 1997, durante nossos encontros depois da sessão de arte que acontecia no Veneza. A nossa história com Carnaval é na rua com frevo. A partir dessa farra e de muitos encontros com essa coisa do Carnaval que é nossa foi que tivemos a ideia de criar. Um encontro de pessoas que gostam da farra, da alegria, de trocas e encontros".



O bloco não recebe patrocínio e nem financiamento público. E é esse o motivo para festas antes do tradicional arrastão da Boa Vista, que acontece 15 dias antes do Carnaval. "A gente se mantém com venda das camisas e promovemos algumas festas. Fazemos festas quando não temos mais recursos. Só temos a alegria da galera e a disposição das pessoas em colaborar. A principal finalidade do baile é fazer uma grande farra e isso sabemos fazer bem e arrecadar dinheiro para colocar orquestra na rua. Nosso Carnaval é na rua, com todo mundo fantasiado, brincando, ocupando o espaço da rua, cuidando um do outro. Essa é a nossa grande essência", destaca Paulo.

Leia também:
Olha! Recife relembra visita de Dom Pedro II e passeia por igrejas do Recife
Recife divulga programação das prévias do Carnaval 2020; confira

E os Amantes já estão com data marcada para a grande festa no Centro: 8 de fevereiro. É quando o verde toma por completo os arredores da Praça Maciel Pinheiro. “A Boa vista representa a essência dos amantes. Os fundadores vivenciaram o bairro. É um território afetivo. É onde a gente frequentava e vivemos grandes paixões e histórias. Hoje, o bairro da Boa Vista, 15 dias antes do Carnaval, tem uma efervescência cultural. Isso é uma coisa muito importante. Movimenta a cidade, ocupa a cidade de uma outra forma. Conhecemos e andamos por ruas que não estão no nosso dia a dia", explica.

Hoje, durante a festa, estará à venda a camisa do bloco, que tem arte de Dani Acioli e design de Késsia Souza. "A obra retrata o que os súditos e súditas da deusa acreditam: Glória poderosa, negra, aguerrida e cheia de tesão", diz a descrição em rede social do bloco. A peça custa R$ 40.

Serviço
Baile dos Amantes de Glória
Nesta sexta (17), às 21h
Clube Atlântico de Olinda- av. Sigismundo Gonçalves, 1002 - Carmo
Ingressos: a partir de R$40, à venda no Sympla e no Armazém Centenário.

Veja também

Jessica Chastain exigiu que Oscar Isaac também fizesse cenas de nu frontal em série
DIREITOS IGUAIS

Jessica Chastain exigiu que Oscar Isaac também fizesse cenas de nu frontal em série

Britney Spears diz que se afastará da carreira após fim da tutela do pai
FAMOSOS

Britney Spears diz que se afastará da carreira após fim da tutela do pai