Logo Folha de Pernambuco
OSCAR 2025

Oscar 2025: saiba como assistir aos filmes vencedores da premiação

Confira quais produções já chegaram ao streaming e quais estão em exibição nos cinemas

Demi Moore é a protagonista de ''A Substância'' Demi Moore é a protagonista de ''A Substância''  - Foto: Divulgação

Leia também

• Em discurso, Walter Salles dedica Oscar a Eunice Paiva, Fernanda Torres e Fernanda Montenegro

• "Ainda Estou Aqui': Lula, Dilma e Alcolumbre parabenizam filme por prêmio no Oscar

• Leitura labial revela o que Demi Moore disse ao perder o Oscar de Melhor Atriz

O Oscar de melhor atriz não veio para Fernanda Torres, que foi superada por Mikey Madison (“ Anora”). No entanto, “ Ainda estou aqui” fez história ao trazer para o Brasil sua primeira estatueta, na categoria de melhor filme internacional.

O longa de Walter Salles segue em exibição nos cinemas, tendo já levado mais de 5 milhões de pessoas às salas. Várias outras produções vencedoras da premiação também estão em cartaz e podem ser assistidas.

Veja a seguir onde assistir aos filmes vencedores do Oscar 2025.

'Anora'
Vencedor em cinco categorias (de seis indicações), inclusive melhor filme, o filme do diretor Sean Baker (que concorre a seis Oscars, inclusive melhor atriz, Mikey Madison, na mesma categoria que Fernanda Torres) estreou nos cinemas brasileiros no final de janeiro.

O título da produção também é o nome da protagonista, uma jovem profissional do sexo no bairro nova-iorquino do Brooklyn. Ela conquista a grande chance de mudar de vida, tal qual Cinderela, ao conhecer e se casar impulsivamente com o filho de um oligarca. Assim que a notícia chega à Rússia, seu conto de fadas é ameaçado pois os pais do rapaz partem para Nova York decididos a anular o casamento.

'Ainda estou aqui'
Vencedor na categoria de melhor filme internacional, o filme do diretor Walter Salles é inspirado na história real da advogada Eunice Paiva, mãe do escritor Marcelo Rubens Paiva, que passou 40 anos procurando a verdade sobre Rubens (Selton Mello), seu marido desaparecido. O longa toma como base o livro homônimo de Marcelo e é protagonizado por Fernanda Torres.

O filme está nos cinemas e, até o momento, já foi visto por mais de 5,2 milhões de espectadores só no Brasil. Nos Estados Unidos, ele chegou a liderar bilheteria em média de faturamento por sala, e a previsão é que passe a ocupar mais de 500 salas em fevereiro.

'O brutalista'
Vencedor de três categorias, o filme estrelado por Adrien Brody (que concorre ao prêmio de melhor ator) narra a vida do arquiteto visionário László Toth, recém-fugido da Europa para os Estados Unidos em busca de reconstruir seu trabalho e, principalmente, seu casamento, após uma separação forçada. Ele encontra um rico industrial que reconhece seu talento, mas paga um alto preço por isso.

O filme estreou nos cinemas brasileiros no dia 20 de fevereiro.

'Conclave'
A escolha de um novo Papa é o evento central do filme, que venceu em melhor roteiro adaptado. Ele interpreta o Cardeal Lawrence, encarregado de conduzir o processo, e que se vê no centro de uma conspiração. A produção, dirigida por Edward Berger, estreou nos cinemas do Brasil também no fim de janeiro.

'Duna: Parte 2'
A obra de Denis Villeneuve venceu em duas categorias (melhor som e efeitos especiais) e está disponível no streaming na plataforma Max. A produção de ficção científica é sequência de "Duna" (2021), adaptação do livro homônimo de Frank Herbert, escrito em 1965. O filme acompanha a jornada Paul Atreides (Chalamet), um duque compoderes clarividentes, agora unido a Chani (Zendaya) e aos Fremen.

'Emilia Pérez'
Um filme dirigido por um francês (Jacques Audiard), falado em espanhol e estrelado por uma espanhola (Karla Sofía Gascon, que concorreu com Fernanda Torres no prêmio de melhor atriz) e que se passa no México. Este é "Emilia Pérez", que venceu em duas categorias (algo bem distante das 13 indicações que recebeu, figurando como recordista de indicações, inédito para um filme de língua não inglesa). O filme está em exibição nos cinemas brasileiros em 6 de fevereiro.

A história é sobre Emilia (Karla Sofía Gascón), uma temida chefe do tráfico que procura a advogada Rita (Zoe Saldaña) para forjar sua morte e realizar uma cirurgia de afirmação de gênero.

'A substância'
Vencedor por melhor maquiagem e penteado, o filme indicado a cinco Oscars (Demi Moore concorre a melhor atriz, juntamente com Fernanda Torres) é um body horror sobre uma celebridade em decadência (Moore) decidida a usar uma droga proibida que replica células e cria uma versão mais jovem de si mesma. O filme está disponível no Mubi.

'Wicked'
Vencedor em melhor figurino, o musical concorre a dez Oscars (Cynthia Erivo está na categoria de melhor atriz com Fernanda Torres) e está, atualmente, nos cinemas ou disponível para compra ou aluguel via Prime video.

A produção se passa na Terra de Oz, antes da chegada de Dorothy. Ali Elphaba Thropp (Erivo), uma mulher de pele verde, explora o caminho que a leva a se tornar a Bruxa Má do Oeste, ao mesmo tempo em que forma uma amizade improvável e rivalidade posterior com Galinda Upland (Ariana Grande), que se tornaria Glinda, a Bruxa Boa do Sul.

Veja também

Newsletter