Cultura+

Osman Lins: poemas inéditos e artigos lançados em livros

'Imprevistos de Arribação: Publicações de Osman Lins nos Jornais Recifenses' e 'Crisálida' serão lançados nesta quarta (24) e quinta (25) em Vitória de Santo Antão e no Recife

'Crisálida', com poemas de Osman Lins, será lançado nesta quinta (25) no Mepe'Crisálida', com poemas de Osman Lins, será lançado nesta quinta (25) no Mepe - Foto: Divulgação

Dois volumes, mais de noventa artigos e poemas inéditos do escritor Osman Lins compilados em “Imprevistos de Arribação: Publicações de Osman Lins nos Jornais Recifenses” (Papaterra Editora), editado por Cristiano Moreira como resultado de sua pesquisa de doutorado na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

A obra ganha lançamento nesta quarta-feira (24) em Vitória de Santo Antão - terra natal do pernambucano autor de contos e romances e outras narrativas, incluindo peças teatrais. Na quinta (25), o livro - que teve a edição viabilizada pelo Funcultura do Governo do Estado - chega ao Recife, mais precisamente ao Museu do Estado.

Com organização da professora Ana Luiza Andrade e do jornalista e pesquisador pernambucano Rafael Dias, a narrativa explorada por Cristiano traz à memória o movimento cultural do Recife nas décadas de 1950 e 1960, com as ações do Teatro Popular do Nordeste (TPN), as influências de Gilberto Freyre na literatura brasileira e sobre o Instituto Geográfico de Vitória de Santo Antão, entre outras histórias.
Montez Magno

Os capítulos de “Imprevistos de Arribação: Publicações de Osman Lins nos Jornais Recifenses”, na verdade denominados “cadernos” e utilizados nas capas dos dois volumes, ganharam os desenhos da série “Estudos” do artista e ilustrador pernambucano Montez Magno, amigo próximo de Osman Lins. Na ocasião do lançamento no Recife, também será apresentado ao público o livro de poemas "Crisálida" (editora Papel do Mato), escrito por Magno e editado por Itamar Morgado.

Leia também:
O Brasil antes dos holandeses, em livro transcrito por Caesar Sobreira
Diplomata pernambucano lança livro de ficção científica
Catedral de Notre-Dame ficou famosa por livro de Victor Hugo e filme da Disney


“Foi tudo despretensioso. Por meio do Cristiano conheci o Montez e ele acabou me pedindo para editar 'Crisálida', uma espécie de adendo ao (livro) ‘Imprevistos’. Na verdade o lançamento será algo do tipo um reencontro das artes de Osman e de Montez Magno”, contou Itamar.
Serviço:

Lançamentos:
“Imprevistos de Arribação: Publicações de Osman Lins nos Jornais Recifenses” (R$ 70)
Quarta (24), 20h, no Teatro Tabocas da Faculdade Osman Lins - Facol, em Vitória de Santo Antão (rua do Estudante, 85, Bairro Universitário)
Lançamento simultâneo de "Crisálida" (R$ 100)
Quinta (25), 19h, no Museu do Estado (av. Rui Barbosa, 960, Graças)

Veja também

Marília Mendonça é a primeira artista brasileira a ultrapassar os 10 bilhões de streams no Spotify
Música

Marília Mendonça é a primeira artista brasileira a ultrapassar os 10 bilhões de streams no Spotify

Patrimônios Vivos de Pernambuco recebem títulos de Notório Saber em Cultura da UPE

Patrimônios Vivos de Pernambuco recebem títulos de Notório Saber em Cultura da UPE

Newsletter