Cultura+

Paço do Frevo divulga programação de aniversário do ritmo

Instituição pretende começar o projeto Escolas Itinerantes do Frevo em quatro comunidades no Recife. A ideia é expandir o projeto para todo o estado

Um ritmo que surgiu do improviso, da energia e do calor. O Frevo comemora nesta quinta-feira (9) 110 anos. Além de várias celebrações e homenagens, o Paço do Frevo anuncia nesta quinta o projeto de Escolas Itinerantes de Frevo. O lugar também recebe o título de Centro de Referência do frevo pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

A ideia é ir até entidades e agremiações para qualificar e ampliar o conhecimento sobre o frevo tanto na parte musical quando da dança. O projeto realizado pelo Paço do Frevo deve começar em abril em quatro comunidades. A expectativa é que a atuação forme multiplicadores que ajudem na continuidade do processo.

“Queremos levar o projeto a todo o estado, as pessoas também brincam o frevo no Interior e podem trazer outras ideias. Agora são quatro comunidades, que ainda não definimos, mas a meta é ampliar a cada ano”, destacou o gerente geral do Paço do Frevo, Eduardo Sarmento.

Na quinta-feira, o Paço oferece uma programação completa e gratuita. Confira abaixo:

9h – Café ao som de Orquestra de Frevo.
10h – Solenidade de aniversário, entrega do Certificado de Centro de Referência ao Paço do Frevo pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
14h – Palestra interativa sobre a história do frevo com o teatrólogo e escritor Reinaldo de Oliveira.
15h30 – Lançamento dos livros (biografias) do Maestro Ademir Araújo e Claudionor Germano, sendo acompanho por apresentações.
17h – Apresentação artística externa, na Praça do Arsenal, em frente ao Paço.
Demais dias:
No dia 10, a entrada é franca a partir das 12h, em celebração pelo aniversário.
Dia 12, às 16h, o Maestro Spok comanda uma orquestra com mais de 80 pessoas na Praça do Arsenal.
Dia 24, terá a apresentação Do Jazz ao Frevo: Sandy Creesman e Spok às 12h. O show acontece graças a uma parceria com o consulado americano. Sandy compõe com influência de ritmos brasileiros e compôs um frevo que deve ser apresentado nesta tarde.

Durante o carnaval, o espaço vai estar aberto das 12h às 16h, disponibilizando maquiagens artísticas típicas do carnaval e práticas de Vicência de Frevo. O único dia que ele estará fechado será no dia do Galo (25).

Veja também

Estupro, canibalismo, roubo: acusações contra Armie Hammer e sua família são tema de série de TV
Série

Estupro, canibalismo, roubo: acusações contra Armie Hammer e sua família são tema de série de TV

Festival de Cannes começa com tom político e espetáculo de 'Top Gun'
Cinema

Festival de Cannes começa com tom político e espetáculo de 'Top Gun'