Paço do Frevo divulga programação de aniversário do ritmo

Instituição pretende começar o projeto Escolas Itinerantes do Frevo em quatro comunidades no Recife. A ideia é expandir o projeto para todo o estado

Um ritmo que surgiu do improviso, da energia e do calor. O Frevo comemora nesta quinta-feira (9) 110 anos. Além de várias celebrações e homenagens, o Paço do Frevo anuncia nesta quinta o projeto de Escolas Itinerantes de Frevo. O lugar também recebe o título de Centro de Referência do frevo pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

A ideia é ir até entidades e agremiações para qualificar e ampliar o conhecimento sobre o frevo tanto na parte musical quando da dança. O projeto realizado pelo Paço do Frevo deve começar em abril em quatro comunidades. A expectativa é que a atuação forme multiplicadores que ajudem na continuidade do processo.

“Queremos levar o projeto a todo o estado, as pessoas também brincam o frevo no Interior e podem trazer outras ideias. Agora são quatro comunidades, que ainda não definimos, mas a meta é ampliar a cada ano”, destacou o gerente geral do Paço do Frevo, Eduardo Sarmento.

Na quinta-feira, o Paço oferece uma programação completa e gratuita. Confira abaixo:

9h – Café ao som de Orquestra de Frevo.
10h – Solenidade de aniversário, entrega do Certificado de Centro de Referência ao Paço do Frevo pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
14h – Palestra interativa sobre a história do frevo com o teatrólogo e escritor Reinaldo de Oliveira.
15h30 – Lançamento dos livros (biografias) do Maestro Ademir Araújo e Claudionor Germano, sendo acompanho por apresentações.
17h – Apresentação artística externa, na Praça do Arsenal, em frente ao Paço.
Demais dias:
No dia 10, a entrada é franca a partir das 12h, em celebração pelo aniversário.
Dia 12, às 16h, o Maestro Spok comanda uma orquestra com mais de 80 pessoas na Praça do Arsenal.
Dia 24, terá a apresentação Do Jazz ao Frevo: Sandy Creesman e Spok às 12h. O show acontece graças a uma parceria com o consulado americano. Sandy compõe com influência de ritmos brasileiros e compôs um frevo que deve ser apresentado nesta tarde.

Durante o carnaval, o espaço vai estar aberto das 12h às 16h, disponibilizando maquiagens artísticas típicas do carnaval e práticas de Vicência de Frevo. O único dia que ele estará fechado será no dia do Galo (25).

Veja também

Nego do Borel apela para discurso religioso após acusações de agressão
Religiosidade

Nego do Borel apela para discurso religioso após acusações de agressão

Comparada a Satanás, Andressa Urach critica pastores da Universal
Polêmica

Comparada a Satanás, Andressa Urach critica pastores da Universal