Espaços Culturais

Paço do Frevo e Cais do Sertão finalistas na 33ª edição do Prêmio Rodrigo de Melo Franco

Museus concorrem com mais dez ações pernambucanas

Paço do FrevoPaço do Frevo - Foto: Andrea Rêgo Barros
Cais do Sertão

Dois dos mais renomados equipamentos culturais da cidade, o Paço do Frevo e o Cais do Sertão, concorrem na 33ª edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, realizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O Cais concorre a categoria de iniciativas de excelência no campo do Patrimônio Cultural Imaterial, com as atividades interativas desenvolvidas na sala Imbalança, que permite ao visitante experiência completa da formação musical nordestina. 

Já o Paço disputa pelo reconhecimento como ação estratégica na preservação, valorização e promoção do patrimônio cultural brasileiro, com o projeto Hora do Frevo, ação regular de promoção do gênero musical que é patrimônio cultural imaterial da humanidade, a partir da realização de apresentações instrumentais gratuitas e abertas ao público, no hall de entrada do Paço, sempre às sextas e na hora do almoço, para atingir um público espontâneo, que não necessariamente frequenta ou sequer conhece o museu.

O secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Rodrigo Novaes, destaca a força do Cais do Sertão enquanto instrumento cultural. Desde o seu nascimento, o Cais tem sido fundamental para a propagação da cultura genuinamente nordestina, que vem do Sertão e desembarca no Capibaribe. Sermos finalistas do prêmio nos honra e nos motiva a fortalecer ainda mais o papel do Cais como instrumento de difusão e manutenção das nossas riquezas culturais”, disse. 

Sobre o prêmio 

Em 2020, o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade teve 515 projetos inscritos. Os 121 finalistas serão analisados por uma comissão formada pela presidência do Iphan e por 21 especialistas das áreas de preservação e salvaguarda do Patrimônio Cultural, que selecionarão as 12 ações vencedoras no campo do Patrimônio Cultural Brasileiro. Ainda não foi divulgada a data para o anúncio do resultado. Desde 1987, o prêmio preocupa-se em valorizar os espaços e projetos que visam à preservação cultural do País. Este ano, houve recorde de inscrições: no total, 515.

 

Veja também

Gravações de filme de Eddie Murphy deixam vários feridos
Eddie Murphy

Gravações de filme de Eddie Murphy deixam vários feridos

Personal conta que ficou com Gracyanne seis meses e diz que sofre com 'zoação': 'Isso tudo é cruel'
Traição

Personal conta que ficou com Gracyanne seis meses e diz que sofre com 'zoação': 'Isso tudo é cruel'

Newsletter