DIVERSÃO

Paço do Frevo tem programação gratuita a partir desta terça (17) com música, oficinas e cursos

Com foco na acessibilidade e na diversidade, o espaço estreia a ação Visita Azul, voltada para pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Paço do FrevoPaço do Frevo - Foto: Clélio Tomaz/Divulgação

Em celebração a Semana Nacional dos Museus, o Paço do Frevo, localizado no Bairro do Recife, área central da cidade, preparou uma programação especial que começa nesta terça-feira (17) e segue até o domingo (22). 

Com foco na acessibilidade e na diversidade, o espaço estreia a ação Visita Azul, voltada para pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), além de promover oficinas, cursos, vivências externas e seminário. O acesso é gratuito para todas as ações. Para participar, é necessário fazer uma inscrição prévia pelo link disponível aqui.

Na terça (17) e na quinta-feira (19), o Museu recebe visitas mediadas para promover a valorização das mulheres. Intitulada “Elas São Frevo”, a ação foi criada a partir de uma curadoria educativa na exposição de longa duração do Paço e destaca o protagonismo das mulheres no universo do Frevo e da cultura popular. 

O Paço do Frevo também conta com ações formativas, como a oficina “Fotografia e Patrimônio Cultural”, que acontece na terça, das 14h às 15h, e utiliza recursos dos smartphones para provocar o olhar dos participantes, estimulando que expressem suas identidades na relação entre valor e patrimônio, ver e ser visto.

Na quarta-feira (18), das 9h às 10h e das 14h às 15h, acontece a ação Visita Azul - Visitas Mediadas Sensoriais, voltada para o público com TEA. No mesmo dia, das 14h às 18h, será realizada a oficina “Desvendando Mestra Mônica Santana”, quw estará no local compartilhando suas experiências e processos criativos.

Ainda na quarta, às 15h30, acontece a gravação de um ensaio aberto da SpokFrevo Orquestra, que vai apresentar seu repertório para o público do museu.



Na quinta-feira (19), das 14h às 16h, o Paço oferece o curso “Formação de Guias de Turismo: Frevo, territórios e patrimônio cultural”.

sexta-feira (20), das 14h às 15h, acontecem as Ações em Dança, com o tema “Potência educativa em espaços museais”. A ideia é discutir e ampliar as relações entre dança e museu. 

Também na sexta, às 15h30, haverá uma roda de conversa com mulheres do universo da Capoeira. Na ocasião, frequentadores poderão conhecer mais sobre a luta que une arte marcial, dança e música. Participam do encontro mediado por Marília Rodrigues as mestras Mônica Santana e Izabel Cordeiro.

No sábado (21), das 14h às 17h, o Paço do Frevo promove uma ação educativa da Frevocleta na Ocupação Leonardo Cisneiros, no bairro de Santo Antônio, área central do Recife. No espaço, serão realizadas vivências de dança e música com o Frevo para o público infantojuvenil.

Para encerrar a programação, no domingo (22), contece o seminário “Criativismo: de Economia Criativa e Juventudes”, com palestras sobre os processos criativos na exposição “Patrimônios Periféricos” e sobre o desenvolvimento de mídias independentes na favela.

Também ocorrerão debates entre coletivos e minimostra de audiovisual, além de workshop sobre Gestão de Carreira Artística. Na ocasião, a cantora e poeta Bione e a DJ Boneka fazem show no terceiro andar do Paço do Frevo. 

Serviço:
Semana Nacional dos Museus no Paço do Frevo
Endereço:
 Praça do Arsenal da Marinha, s/n, Bairro do Recife
Horários: Terça a sexta, 10h às 17h | Sábado e domingo, 11h às 18h
Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia) - entrada gratuita às terças-feiras
Obrigatória a apresentação do comprovante de vacinação contra a Covid-19.

Confira a programação completa:

17 de maio (terça-feira)
10h às 11h - Visita mediada “Elas São Frevo”
14h às 15h - Oficina “Fotografia e Patrimônio Cultural”
15h às 16h - Ação educativa “Escuta Frevo”

18 de maio (quarta-feira)
9h às 10h - Visita Azul
14h às 18h - Oficina “Desvendando Mestra Mônica Santana”
15h30 - Ensaio aberto da SpokFrevo Orquestra
18h - Circulação da Frevocleta no Centro do Recife

19 de maio (quinta-feira)
10h às 11h e 14h às 15h - Visita mediada “Elas São Frevo”
14h às 16h - Curso “Formação de Guias de Turismo: Frevo, territórios e patrimônio cultural”

20 de maio (sexta-feira)
9h às 10h - Visita Azul
13h às 15h - Ação em dança: “Potência educativa em espaços museais”
15h às 16h30 - Roda de Conversa: Mulheres na roda: capoeiragem e outros fervos

21 de maio (sábado)
14h às 17h - Frevocleta na Ocupação Leonardo Cisneiros (Av. Martins de Barros, Santo Antônio)

22 de maio (domingo)
9h às 19h - “Criativismo: Seminário de Economia Criativa e Juventudes”.
 

Veja também

Arthur Aguiar faz propaganda de serviço de compra de seguidores, as chamadas "fazendas de cliques"
EX-BBB

Arthur Aguiar faz propaganda de serviço de compra de seguidores, as chamadas "fazendas de cliques"

Zé Cafofinho realiza show na Casa Estação da Luz, em Olinda
Música

Zé Cafofinho realiza show na Casa Estação da Luz, em Olinda