Papa da Escrita Criativa lança livro neste sábado (6) na Unicap

Luiz Antônio de Assis Brasil vai falar sobre sua obra 'Escrever ficção - Um manual de criação literária' e acerca de sua experiência ensinado sobre o assunto desde 1985

Assis Brasil é pioneiro no ensino da Escrita Criativa no BrasilAssis Brasil é pioneiro no ensino da Escrita Criativa no Brasil - Foto: Divulgação

O escritor Luiz Antônio de Assis Brasil lança no Recife, neste sábado (6), seu livro “Escrever ficção - Um manual de criação literária” (Companhia das Letras, 400 págs. R$ 79.90), que traz informações sobre personagens, edição, uso de flashbacks e vários outros temas que interessam aqueles que desejam se aventurar pelo campo da escrita literária. O evento será na Universidade Católica de Pernambuco (bloco G, sala 005), a partir das 12h.

Além de um escritor renomado (vencedor de prêmios como o Jabuti, o Machado de Assis e Portugal Telecom - atual Oceanos), Assis Brasil é professor do Programa de Pós-Graduação em Escrita Criativa da PUC-RS, onde comanda desde 1985 a mais antiga oficina literária do país.

Considerado um dos pais da Escrita Criativa no Brasil, ele partilha, em sua obra de 400 páginas, reflexões, conselhos e dicas para que os aspirantes a escritores elaborem suas identidades literárias com segurança e criatividade, sem que o livro se torne um manual com regras e normas engessadas.

Leia também:
Compartilhamento fortalece a escrita criativa
Seminário durante a Bienal do Livro discute caminhos da escrita criativa
Livro 'Em nome dos filhos' conta saga pelo resgate da cidadania

Para o autor, a grande virtude de seu método é o fato de ser inclusivo. “Preservo por inteiro a voz do aluno, sem impor modelos, muito menos os meus”, explica, ressaltando que os futuros ficcionistas devem experimentar muitas orientações e propostas, a fim de consolidar um juízo próprio acerca da escritura do texto literário.

Assis Brasil vem ao Recife a convite da escritora Patricia Gonçalves Tenório, que está à frente do curso de extensão Estudos em Escrita Criativa da Unicap. Patrícia foi orientada por ele, durante seu curso de doutorado, e tem como meta ajudar a disseminar a escrita criativa em nossa região.

Veja também

Mercado de música dá indícios de retomada e realiza feira virtual
Música

Mercado de música dá indícios de retomada e realiza feira virtual

Vacina deve provocar maratona de concursos de beleza, dizem missólogos
Covid-19

Vacina deve provocar maratona de concursos de beleza, dizem missólogos