Cultura+

Papa da Escrita Criativa lança livro neste sábado (6) na Unicap

Luiz Antônio de Assis Brasil vai falar sobre sua obra 'Escrever ficção - Um manual de criação literária' e acerca de sua experiência ensinado sobre o assunto desde 1985

Assis Brasil é pioneiro no ensino da Escrita Criativa no BrasilAssis Brasil é pioneiro no ensino da Escrita Criativa no Brasil - Foto: Divulgação

O escritor Luiz Antônio de Assis Brasil lança no Recife, neste sábado (6), seu livro “Escrever ficção - Um manual de criação literária” (Companhia das Letras, 400 págs. R$ 79.90), que traz informações sobre personagens, edição, uso de flashbacks e vários outros temas que interessam aqueles que desejam se aventurar pelo campo da escrita literária. O evento será na Universidade Católica de Pernambuco (bloco G, sala 005), a partir das 12h.

Além de um escritor renomado (vencedor de prêmios como o Jabuti, o Machado de Assis e Portugal Telecom - atual Oceanos), Assis Brasil é professor do Programa de Pós-Graduação em Escrita Criativa da PUC-RS, onde comanda desde 1985 a mais antiga oficina literária do país.

Considerado um dos pais da Escrita Criativa no Brasil, ele partilha, em sua obra de 400 páginas, reflexões, conselhos e dicas para que os aspirantes a escritores elaborem suas identidades literárias com segurança e criatividade, sem que o livro se torne um manual com regras e normas engessadas.

Leia também:
Compartilhamento fortalece a escrita criativa
Seminário durante a Bienal do Livro discute caminhos da escrita criativa
Livro 'Em nome dos filhos' conta saga pelo resgate da cidadania

Para o autor, a grande virtude de seu método é o fato de ser inclusivo. “Preservo por inteiro a voz do aluno, sem impor modelos, muito menos os meus”, explica, ressaltando que os futuros ficcionistas devem experimentar muitas orientações e propostas, a fim de consolidar um juízo próprio acerca da escritura do texto literário.

Assis Brasil vem ao Recife a convite da escritora Patricia Gonçalves Tenório, que está à frente do curso de extensão Estudos em Escrita Criativa da Unicap. Patrícia foi orientada por ele, durante seu curso de doutorado, e tem como meta ajudar a disseminar a escrita criativa em nossa região.

Veja também

Web aponta fala racista de Fernanda contra Davi no BBB 24
BBB 24

Web aponta fala racista de Fernanda contra Davi no BBB 24

Espetáculos da Paixão de Cristo são destaques do roteiro; confira programação
AGENDA CULTURAL

Espetáculos da Paixão de Cristo são destaques do roteiro; confira programação

Newsletter