Fim de ano

#PartiuNatalNoNordeste une teatro, música e dança

Celebrando as tradições natalinas do Nordeste, montagem será transmitida nos dias 20 e 21 de dezembro, às 20h, no YouTube

#PartiuNatalNoNordeste#PartiuNatalNoNordeste - Foto: Antônio Albuquerque/Divulgação

Em sua segunda edição online, o espetáculo #PartiuNatalNoNordeste promove as características típicas da época mais fraterna do ano, adicionando saberes, cores e sons da região em um espetáculo que une teatro, dança e música. A obra será apresentada gratuitamente nos dias 20 e 21 de dezembro, às 20h, no YouTube. Nesta nova edição, a acessibilidade é um dos focos da iniciativa, tanto em cena com seu elenco quanto nas ações para o público, com audiodescrição e material em braile.

O espetáculo, com duração de 60 minutos, tem a função de resgatar manifestações populares tradicionais de estados do Nordeste para celebrar e preservar a diversidade cultural, promovendo encontros de gerações. Com dança, teatro e música ao vivo, a encenação conta com bailarinos da pernambucana Cia Capibaribe de Dança, músicos e atores em uma produção caprichada para atrair toda a família. “O projeto tem um grande diferencial, que é o resgate das tradições natalinas do Nordeste. Criamos um musical lindo, com texto, dança e atuações muito bem cuidadas. Queremos possibilitar às pessoas este momento de celebração neste que é um dos períodos mais lindos da nossa cultura”, explica a produtora Paula Polo.

Enredo

Na obra, a família Schmidt - pai, mãe e filhos - viaja dos pampas gaúchos para aproveitar as férias de fim de ano no Nordeste. Com o auxílio de dois guias locais, eles são apresentados às tradições e manifestações populares típicas do ciclo natalino da região. No Maranhão, conhecem o colorido das fitas e plumagens do Bumba. No Ceará, é a vez da cadência do coco praieiro e da Folia de Reis. Em Alagoas, eles se encantam com o tinir das espadas do Guerreiro. Em Pernambuco, eles desfrutam a alegria contagiante do Cavalo-Marinho, a simbologia do Pastoril e celebram a chegada do novo ano com a explosão do frevo, aclamando o Carnaval que logo chegará. Este ano, a obra conta ainda com uma novidade: a adição da Paraíba, que aparece representada pela Congada. 

Serviço

#PartiuNatalNoNordeste

Data: 20 e 21 de dezembro (segunda e terça), às 20h

Transmissão: Canal 'Partiu Natal No Nordeste', no Youtube

Gratuito / Classificação livre

 

Veja também

São João de Caruaru 2024 começa nesta sexta (19), com shows na zona rural da cidade
SÃO JOÃO 2024

São João de Caruaru 2024 começa nesta sexta (19), com shows na zona rural da cidade

Boninho para Matteus: "Cara, você é uma graça. Superbacana"
bbb24

Boninho para Matteus: "Cara, você é uma graça. Superbacana"

Newsletter