Cultura+

Patrimônios Vivos de Pernambuco recebem títulos de Notório Saber em Cultura da UPE

Cerimônia acontece às 10h desta terça (23), na FCAP/UPE; Um total de 13 mestres e mestras receberão o título. Desses, seis são Patrimônios Vivos

Patrimônios Vivos receberão título de Notório SaBer em Cultura pela UPEPatrimônios Vivos receberão título de Notório SaBer em Cultura pela UPE - Foto: Secult-PE/Fundarpe

Nesta terça (23), a Universidade de Pernambuco (UPE) realiza mais uma edição da entrega de títulos de Notório Saber em Cultura Popular. Desta vez, dos 13 mestres e mestras da cultura popular pernambucana que serão agraciados, seis são Patrimônios Vivos de Pernambuco

A cerimônia de entrega dos títulos acontecerá às 10h, no Auditório Célio Lemos da Faculdade de Administração e Direito da Universidade de Pernambuco (FCAP/UPE), com entrada aberta ao público.

Os Patrimônios Vivos de Pernambuco que receberão o título de Notório Saber em Cultura Popular da UPE são:

- Mágico Alakazam (Artes Circenses); 
- Claudionor Germano (Música/Frevo); 
- Jota Michiles (Música/Frevo); 
- Mãe Dora (Saúde Popular/Parteira Tradicional Indígena); 
- Mestre Calú (Teatro Popular de Bonecos – Mamulengo); 
- e Tata Raminho de Oxossi (Religioso/Mestre Griô das Tradições Jêge Nagô). 

Os outros mestres e mestras que também receberão a honraria são o compositor José Constantino (Música/Frevo); a Mestra Nicinha (Artesanato em Cerâmica); a Mestra Socorro Rodrigues (Artesanato em Cerâmica); o Mestre Fabiano Santos (Afoxé e Culturas de Matrizes Africanas); o Mestre Zuza de Tracunhaém (Artesanato em Cerâmica); Fernando Zacarias (Porta Estandarte Vitalício da Agremiação Carnavalesca Galo da Madrugada); e Zito Farias (Música/Frevo).
 

A UPE também concederá uma menção honrosa (in memoriam) ao historiador e jornalista Leonardo Antônio Dantas da Silva, falecido em novembro de 2023. Dantas também era Patrimônio Vivo e integrou o Conselho de Preservação do Patrimônio Cultural de Pernambuco.

Notório Saber
Os agraciados detêm um saber necessário não apenas para as suas comunidades de origem, mas a todas e todos que utilizam os métodos científicos para compreender as relações humanas, tornando esse saber um instrumento de sensibilização e conscientização do papel de cada um dos sujeitos na construção de uma sociedade justa e igualitária. 

Criado pela resolução número 023/2019 do Conselho Universitário da UPE, o título de Notório Saber em Cultura Popular poderá ser concedido a pessoas detentoras ou não de título acadêmico, de graduação e de pós-graduação, desde que tenham comprovada uma destacada experiência e produção em, pelo menos, uma das linguagens ou áreas da arte e da cultura popular. 

SERVIÇO
Solenidade de entrega do título de Notório Saber em Cultura Popular da UPE
Quando: Terça-feira (23), às 10h
Onde: Auditório Célio Lemos da FCAP/UPE | Av. Sport Clube do Recife,  252, Madalena, Recife – PE)
Entrada gratuita
 

Veja também

Quem é Mamie Laverock, atriz da série 'Quando chama o coração' que sofreu uma queda de cinco andares
Canadá

Quem é Mamie Laverock, atriz da série 'Quando chama o coração' que sofreu uma queda de cinco andares

Morre o humorista Joaquim Lopes Salgado, de 'A Praça É Nossa'
Luto

Morre o humorista Joaquim Lopes Salgado, de 'A Praça É Nossa'

Newsletter