Paula Bujes e Pedro Huff apresentam o repertório do disco "Afluências" no Teatro de Santa Isabel

Trabalho traz músicas brasileiras em violino e violoncelo, mostrando o Brasil em tons clássicos, junto a músicos convidados

Pedro Huff e Paula BujesPedro Huff e Paula Bujes - Foto: Caroline Bittencourt/Divulgação

O encontro entre o repertório canônico da música clássica e os ritmos tradicionalmente brasileiros - como frevo, choro, tango, milonga e chamamé - são mote do disco “Afluências”, do casal gaúcho Paula Bujes e Pedro Huff. Professores da Universidade Federal de Pernambuco.

A dupla estreia o repertório de “Afluências” em show gratuito nesta sexta-feira (15), a partir das 20h, no Teatro de Santa Isabel (Praça da República, s/n, Santo Antônio). O concerto terá participação especial de músicos como Adriano Coelho, na percussão, João Paulo Albertim, no cavaquinho, Júlio César Mendes, no acordeon e o conjunto instrumental Quarteto Encore.  Eles trocaram Porto Alegre pelo Recife há quatro anos, e desde então trabalham em novas formas de abordagem do cancioneiro do Estado, com destaque para violino e violoncelo.

“'Afluências' veio justamente desta coisa geográfica. O Recife é um lugar de encontro entre rios, mares... Quisemos levar essa proposta ao trabalho”, explica Paula. O trabalho foi viabilizado por iniciativa de financiamento coletivo, que arrecadou R$ 41 mil na plataforma Catarse.



O repertório, eclético, passeia por peças autorais e composições de músicos da nova geração. “Quisemos fugir um pouco do clássico. Temos muitos compositores bons atualmente, nosso foco é apontar esses novos caminhos. Mas claro, também há espaço para peças como as de Villa-Lobos. Ele é nossa ponte com o repertório mais clássico”, afirma a musicista.

Ao longo desses quatro anos que se estabeleceram na Veneza Brasileira, Paulo e Pedro se encantaram com a valorização não só da música clássica, como da cultura local. “O recifense tem muito orgulho das próprias manifestações artísticas. É impressionante. Todo os meses há concertos da Banda Sinfônica, Orquestra Criança Cidadã...”, opina.

“Afluências” será disponibilizado para audição nas plataformas digitais - como iTunes, Apple Music e Spotify - também na sexta-feira, seguido pelo lançamento do disco físico. A apresentação no Teatro de Santa Isabel é gratuita, sendo necessário retirar os ingressos cerca de uma hora antes do evento.

Leia também:
Paula Bujes e Pedro Huff em performance gratuita neste domingo
Paula Bujes e Pedro Huff apresentam recitais e lançam campanha de financiamento coletivo
Raridades da música erudita no palco


Assim como o financiamento coletivo, boa parte da estratégia de divulgação da dupla é baseada na relação com o público, quase como um marketing de guerrilha, que inclui shows improvisados.

“Já aconteceu de pessoas irem às nossas apresentações porque viram a gente tocando em algum outro lugar. Quando levamos os instrumentos e começamos a tocar nos lugares, acabamos conquistando um novo público”, pontua Pedro Huff.

Serviço:
Show de lançamento do CD "Afluências"
Teatro de Santa Isabel (Praça da República, s/n, Santo Antônio)
Nesta sexta-feira (15), às 20h
Entrada gratuita, com ingressos distribuídos a partir de 1h antes na bilheteria
Informações: (81) 3355-3323

 

Veja também

Mercado de música dá indícios de retomada e realiza feira virtual
Música

Mercado de música dá indícios de retomada e realiza feira virtual

Vacina deve provocar maratona de concursos de beleza, dizem missólogos
Covid-19

Vacina deve provocar maratona de concursos de beleza, dizem missólogos