Cultura+

Peça 'O Evangelho segundo Jesus, Rainha do Céu' é cancelada no Janeiro de Grandes Espetáculos

Espetáculo teatral foi cancelado pela organização do festival Janeiro, que alegou motivos que 'extrapolam os critérios artísticos'. Veja galeria de fotos da peça

Peça de Renata Carvalho conta a história de Jesus sob a ótica dos marginalizadosPeça de Renata Carvalho conta a história de Jesus sob a ótica dos marginalizados - Foto: Humberto Araújo/Divulgação

"O Evangelho segundo Jesus, Rainha do Céu”, espetáculo de teatro que causa polêmica por onde passa ao mostrar um drama sobre opressão e intolerância, foi cancelado dentro do 25º Janeiro de Grandes Espetáculos. A peça, estrelada pela atriz transexual Renata Carvalho, seria apresentada nos dias 12 e 13 de janeiro, em três sessões, no Teatro Barreto Júnior, no Pina.

A montagem teatral chegou a ser retirada da grade oficial do último Festival de Inverno de Garanhuns, em julho, mas foi encenada em programação paralela, numa casa no bairro de Heliópolis. O espetáculo sofreu censura e levou a protestos de cantores como Johnny Hooker e Daniela Mercury, causando também confusão nos meios político e religioso.

Leia também:
Cobertura: Peça com transexual no papel de Jesus ganha sessões em Garanhuns
TJPE determina retorno de peça à programação do FIG em até 24h
Peça censurada consegue dinheiro na internet para se apresentar em Garanhuns
Janeiro de Grandes Espetáculos anuncia atrações e terá palcos descentralizados

A peça "O Evangelho segundo Jesus, Rainha do Céu" é estrelada pela atriz transexual Renata Carvalho, que faz uma releitura de Jesus como se ele vivesse nos dias atuais como uma travesti. O espetáculo foi impedido de ser apresentado anteriormente - duas vezes por ordem judicial, em Jundiaí (SP) e em Salvador (BA), e uma por ordem do pastor e prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, proibindo o uso de um espaço cênico municipal.

Leia na íntegra a nota oficial sobre o assunto, enviada à imprensa na tarde deste domingo (23), pelo festival Janeiro de Grandes Espetáculos:

"De forma a garantir a realização do 25º Janeiro de Grandes Espetáculos, a Associação dos Produtores de Artes Cênicas de Pernambuco (Apacepe) informa a retirada da peça "O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu" da programação do festival.

Por questões que extrapolam os critérios artísticos, o espetáculo, que já motivou ações judiciais e passou por outros cancelamentos, infelizmente não estará mais na grade do Janeiro 2019.

A Apacepe reitera seu compromisso com a liberdade de expressão e mantém seu propósito de abrir as portas para toda e qualquer manifestação artística".

Veja também

"Instinto Materno" é suspense mediano com grandes atuações; leia a crítica do filme
CINEMA

"Instinto Materno" é suspense mediano com grandes atuações; leia a crítica do filme

Confira a programação dos cinemas do Recife e RMR (28/03 a 03/04)
CINEMA

Confira a programação dos cinemas do Recife e RMR (28/03 a 03/04)

Newsletter