Peça sobre Frei Caneca aborda da ordenação à morte

Espetáculo gratuito relata a trajetória do religioso, que foi um dos personagens centrais da Revolução Pernambucana

Ator Buarque de Aquino interpreta o Frei CanecaAtor Buarque de Aquino interpreta o Frei Caneca - Foto: Roberto Soarez/Divulgação

Dando prosseguimento às comemorações do bicentenário da Revolução Republicana de 1817, que ocorrem ao longo deste ano, uma das figuras centrais do movimento histórico é revivida através do teatro. A peça "Suplício de Frei Caneca", dirigida por José Francisco Filho, faz a sua pré-estreia nesta sexta-feira (18), às 20h, na Igreja de Santa Tereza D'Ávila, localizada ao lado da Basílica do Carmo do Recife (avenida Dantas Barreto, no bairro de Santo Antônio). A entrada é gratuita.

Com texto do dramaturgo e escritor Cláudio Aguiar, o espetáculo é centrado na biografia do padre revolucionário e compreende o período que vai de sua ordenação até a condenação à morte. "A figura de Frei Caneca é, até hoje, um símbolo de resistência e luta. E isso tem tudo a ver com a sociedade de hoje, que está em busca de uma liderança que possa motivá-la a sair desse caos político", diz o diretor. O ator Buarque de Aquino interpreta o protagonista.

Leia também:
Duzentos anos da Revolução Republicana ganha vasta programação em Pernambuco

A peça já teve outras duas montagens: a primeira nos anos 1970, no Teatro do Parque, e a segunda na década de 1980, também na Igreja de Santa Tereza D'Ávila. "Há algo muito místico em apresentar a peça nesse templo, pois está bem próximo do Convento do Carmo, onde o religioso fez seus votos e foi ordenado. Além disso, acho que o teatro precisa ter mais mobilidade, ainda mais no momento no qual estamos no Recife, com poucos equipamentos culturais abertos. Precisamos, cada vez mais, ocupar espaços não usuais", defende o encenador.

Caracterizado como um oratório dramático, o espetáculo conta com músicas ao vivo, executada por Júlio César Brito e Matheus Marques. As letras, escritas pelo próprio Frei Caneca, ganharam arranjo pelas mãos de Cláudio Aguiar. A equipe envolvida reúne 20 pessoas, entre artistas e técnicos.

A apresentação terá, ainda, outras duas sessões, nos dias 27 de agosto e 1º de setembro. Aprovado, pela Lei Rouanet, o projeto ainda tenta captar recursos com as empresas. Por enquanto, a temporada tem patrocínio apenas da Copergás.

Serviço
Pré-estreia do espetáculo "Suplício de Frei Caneca"
Quando: nesta sexta-feira (18), às 20h
Onde: Igreja de Santa Tereza D’Ávila (av. Dantas Barreto, bairro de Santo Antônio. Ao lado da Basílica do Carmo do Recife)
Entrada gratuita

Veja também

Shopping Patteo Olinda recebe exposição de veículos em miniatura
Colecionadores

Shopping Patteo Olinda recebe exposição de veículos em miniatura

Música pernambucana: artistas independentes unem o melhor das músicas local e internacional
Música

Música pernambucana: artistas independentes unem o melhor das músicas local e internacional