Peça 'Terrorismo' fala sobre os atos de opressão cometidos pelo ser humano

Espetáculo estreia neste sábado (17) no Espaço Cênicas, no Bairro do Recife

Peça 'Terrorismo' fica em cartaz até abrilPeça 'Terrorismo' fica em cartaz até abril - Foto: Wilson Lima e Toni Rodrigues / Divulgação

A Cênicas Cia de Repertório apresenta a partir deste sábado (17) "Terrorismo", nova peça sob a direção de Pedro Vilela. Às 20h, no Espaço Cênicas, o público vai se deparar com uma estrutura complexa de um quebra-cabeça que, subterraneamente, liga acontecimentos aparentemente aleatórios, mostrando que o terror pode estar em qualquer lugar.

A dramaturgia transita entre o terrorismo dos telejornais e o terrorismo dentro das nossas relações interpessoais, cotidianas, apresentando uma tragicomédia ácida e irônica com um clima de tensão entre as personagens e uma situação limítrofe.

O roteiro se baseia num original dos irmãos dramaturgos russos Presnyakov, lançado em Moscou em 2002 e, até agora, inédito no Brasil. "Trabalhamos em cima desse material e criamos um texto mais fragmentado que a proposta deles", conta Pedro Vilela.

Leia também:
Deborah Colker retorna com o seu 'Cão sem Plumas'
Musical 'Cinderella' chega ao Recife em superprodução
“Três Mulheres e um Bordado de Sol” abre calendário da Caixa Cultural Recife

A peça, ainda de acordo com ele, mostra que ao lado do terrorismo em grandes proporções que estamos acostumados a enxergar, muitos atos de opressão utilizados para desestruturar ou destruir outros seres humanos também podem ser denominados assim.

"É um texto muito atual, e a desqualificação da morte da vereadora carioca Marielle nas redes sociais mostra a capacidade de crítica e destruição que as pessoas têm, bem como a maneira que vamos naturalizando certas violências cotidianas. A morte dela é importante, como também são a morte do motorista, de um policial, de todo ser humano. O terror pode estar em qualquer lugar e na vida de cada um, de várias maneiras. Afinal, um assassinato comum que acontece na esquina da minha casa deveria ser visto com o mesmo peso que uma tragédia causada por uma bomba que explodiu na Alemanha", aponta.

Serviço:
"Terrorismo", novo espetáculo da Cênicas Cia de Repertório
Estreia neste sábado (17) e segue em temporada até 8 de abril. Sábado, às 20h, e domingo, às 18h
Espaço Cênicas (Rua Vigário Tenório, 199 - 2º andar, Edf. Álvaro Silva Oliveira, Recife Antigo)
Ingressos: R$ 30 e R$ 15 (meia-entrada)

Veja também

'Fazer o certo requer coragem', diz Dani Calabresa sobre acusações contra Marcius Melhem
Assédio

'Fazer o certo requer coragem', diz Dani Calabresa sobre acusações contra Marcius Melhem

Mais de 40 filmes de terror nacionais são exibidos em mostra online
Cinema

Mais de 40 filmes de terror nacionais são exibidos em mostra online