A-A+

Pela 9ª vez, Angela Merkel é mulher mais poderosa do mundo em lista da Forbes

A Forbes ressalta que Merkel foi a primeira mulher a ocupar o cargo de chanceler em seu país, em 2005

Angela MerkelAngela Merkel - Foto: Hannibal Hanschke/POOL/AFP

Pelo nono ano consecutivo, a chanceler alemã Angela Merkel foi considerada a mulher mais poderosa do mundo, segundo a lista da revista Forbes.

Única mulher a comandar uma nação do G20 em um cenário em que apenas 5% dos chefes de governo e 24% dos parlamentares do mundo são do sexo feminino, Merkel já apareceu 14 vezes no ranking.

A Forbes ressalta que Merkel foi a primeira mulher a ocupar o cargo de chanceler em seu país, em 2005, e que permanece sendo, na prática, a líder da Europa.
A chanceler anunciou sua aposentadoria do governo da maior economia europeia para as eleições de 2021. "A grande questão que o público se pergunta agora é quem e o que virá após seu mandato chegar ao fim", diz o texto.

Leia também:
Gugu Liberato, que estava entre os mais ricos da Forbes, deixa herança milionária para a família
Jay Z é o músico mais rico dos EUA, de acordo com a Forbes


Segundo a revista, o número de mulheres em cargos de destaque na política está aumentando. Cerca de um quarto das listadas pela Forbes neste ano desempenham papel de destaque em decisões geopolíticas e legislativas em países com um PIB (produto interno bruto) somado de US$ 56 trilhões -quase dois terços do PIB total do mundo.

Duas delas lideram as instituições mais poderosas da União Europeia "em um momento crucial do bloco", destaca a revista. São Christine Lagarde, presidente do Banco Central Europeu (2º lugar), e Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia (4º lugar).

Entre as duas, aparece em terceiro lugar Nancy Pelosi, presidente da Câmara dos Deputados americana (Partido Democrata) que está à frente do processo de impeachment contra o presidente Donald Trump.

O quinto lugar ficou com Mary Barra, presidente da General Motors. A jovem ativista Greta Thunberg, eleita na quarta (11) a Pessoa do Ano pela revista Time, entrou na lista da Forbes, no 100º lugar (o último do ranking).

Outras mulheres que aparecem na lista são a apresentadora americana Oprah Winfrey (20º lugar), a primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern (38º), a rainha Elizabeth (40º), Ivanka Trump, filha do presidente dos EUA (42º), e a cantora Rihanna (61º).

Veja também

Cinco jogos de arrepiar os cabelos para você ir entrando no clima do Dia das Bruxas
TECNOLOGIA E GAMES

Cinco jogos de arrepiar os cabelos para você ir entrando no clima do Dia das Bruxas

Super fã? Adele tem chiclete mastigado por Celine Dion
Inusitado

Super fã? Adele tem chiclete mastigado por Celine Dion