Pernambucanos estreiam nos palcos do Janeiro de Grandes Espetáculos

Montagem tem caráter pedagógico e foi construída ao longo de dois anos e meio de formação

“A Gaivota” é baseada en texto do russo Anton Tchekhov“A Gaivota” é baseada en texto do russo Anton Tchekhov - Foto: Divulgação

Duas estreias estão na programação desta quarta-feira (25) da 23ª edição do Janeiro de Grandes Espetáculos. Além do fato de estarem debutando nos palcos, há outra coisa em comum entre as peças: ambas são frutos do trabalho desenvolvido pelo Sesc em Pernambuco, uma das poucas instituições que oferece curso de interpretação voltada para o teatro.

“A gaivota” é um trabalho desenvolvido pelos alunos da unidade de Piedade, Jaboatão dos Guararapes. Já “Alguém para fugir comigo” é o lançamento do Resta 1 Coletivo de Teatro, criado por atores oriundos do Sesc de Santo Amaro.
Com direção de Sandra Possani, “A gaivota” fica em cartaz no Teatro Barreto Júnior de hoje a sexta-feira, às 20h. Adaptação do clássico do dramaturgo russo Anton Tchekhov, a trama mostra o conflito entre Treplev, um jovem escritor inovador e incompreendido, e Trigorine, um escritor tradicional e respeitado.

A montagem tem caráter pedagógico e foi construída ao longo de dois anos e meio de formação. O elenco é composto pelos alunos Conceição Santos, Lucas Ferr, Anderson G-zuis, Amanda Spacca, Rômulo Ramos, Elisa Lucena, Géssica Beda, Jailton Júnior, Winy Mattos e Daniel Gomes.

“Alguém para fugir comigo” pode ser visto no Teatro Marco Camarotti, apenas hoje e amanhã, às 19h.

Analice Croccia e Quiercles Santana assinam a direção do espetáculo, que tem como proposta abordar assuntos em pauta na ordem do dia. Desenvolvida a partir de em fragmentos de textos diversos, a dramaturgia coloca em evidência a crise ética, social e humana presente desde sempre na história humana. Ane Lima, Caíque Ferraz, Ludmila Pessoa, Luís Bringel, Nataly Sousa, Pollyanna Cabral e Willams Rosendo completam a equipe.

Outras atrações
Além dessas duas estreias, o festival apresenta hoje outras três peças. A Companhia Sopro-de-Zéfiro leva o espetáculo de dança “Dúvido” ao Teatro Luiz Mendonça, com sessão às 20h. O ator Cláudio Ferrário encerra a temporada de seu monólogo “Martelada”, no Teatro Arraial, às 20h. Por fim, às 21h, o Teatro Hermilo Borba Filho recebe “Zumba - A gloriosa vida e o triste fim de Zumba-Sem-Dente”, com direção de Carlos Carvalho.

Veja também

Pernambucano Zé Manoel é atração na programação virtual do Sesc
Música

Pernambucano Zé Manoel é atração na programação virtual do Sesc

Youtuber Raulzito é preso por suspeita de estupro de vulnerável
Justiça

Youtuber Raulzito é preso por suspeita de estupro de vulnerável