Música

Pernambuco e Paraíba: música e poesia negra na Ágora Sonora

Artistas negros da cena autoral dos dois Estados se apresentam no show virtual “20 de Novembro”

Os pernambucanos Marcello Rangel, Gabi da Pele Preta e Vinícius Barros se apresentam no ÁgoraOs pernambucanos Marcello Rangel, Gabi da Pele Preta e Vinícius Barros se apresentam no Ágora - Foto: Iuri Brainer/Divulgação/Laura Proto

No clima da celebração do Dia da Consciência Negra, Pernambuco e Paraíba se unem para celebrar a data com muita música e poesia. Nesta sexta (20), a plataforma de lives Ágora Sonora se configura em um quilombo virtual com palco online dedicado à valorização da negritude.

A partir das 21h, sete artistas negros dos dois estados se apresentam em uma performance musical e poética intitulada “20 de novembro”, que encampa o orgulho negro através da arte.

365 anos atrás, Zumbi dos Palmares foi assassinado por bandeirantes nessa mesma data e desde então, a resistência e a valorização do povo negro se mantém urgentes.  Apresentam-se ao vivo na plataforma os pernambucanos Marcello Rangel, Gabi da Pele Preta, Vinícius Barros e Surama Ramos; os paraibanos Elon e Nathalia Bellar; intercalado por intervenções poéticas da atriz pernambucana Stephany Metódio.

O especial “20 de Novembro” é um manifesto musical de liberdade e empoderamento de vozes negras, que pedem respeito e cantam dores e alegrias da negritude. 

O show-live marca a nova fase da Ágora Sonora, que desde abril surgiu como alternativa informal para difusão artística e fonte de renda para artistas autorais durante a pandemia. Desde início de novembro, a Ágora se tornou plataforma com sistema próprio, firmando-se como nova modalidade cultural em tempos de distanciamento social.

Até agora, foram mais de 100 artistas ajudados através da iniciativa, que chegou a movimentar e destinar R$ 115 mil à classe artística.

De acordo com Twilla Barbosa, idealizadora da plataforma, o evento ocupa um importante espaço nesse momento para os artistas. “Neste 20 de Novembro, a Ágora abraça artistas negros dando-lhes visibilidade e oportunizando monetização do ofício artístico enquanto não há previsão de normalização dos shows devido à pandemia. Se o público não pode ir até eles, eles vão até o público, entrando em nossas casas para mostrar sua arte e pedir basta ao preconceito racial”, disse.

Para além de “20 de Novembro”, se apresentam na Ágora: Alessandra Leão e Bloco das Ilusões (28/11); Renata Rosa (03/12), Ana Proença, Vitória Regina e João Marcos Moraes (04/12). Confira a agenda completa e detalhes sobre os artistas em https://agorasonora.com.br/.

SERVIÇO:

Show “20 de Novembro”

Com Gabi da Pele Preta, Nathalia Bellar, Surama Ramos, Vinícius Barros, Elon, Marcello Rangel e Stephany Metódio

Quando: sexta, 20 de novembro de 2020

Horário: 21h

Plataforma de lives Ágora Sonora @agorasonora

Ingressos: A partir de R$ 20

Vendas e mais informações: https://agorasonora.com.br/

Veja também

Marília Mendonça é a primeira artista brasileira a ultrapassar os 10 bilhões de streams no Spotify
Música

Marília Mendonça é a primeira artista brasileira a ultrapassar os 10 bilhões de streams no Spotify

Patrimônios Vivos de Pernambuco recebem títulos de Notório Saber em Cultura da UPE

Patrimônios Vivos de Pernambuco recebem títulos de Notório Saber em Cultura da UPE

Newsletter