Política Cultural

Pernambuco tem três projetos selecionados no 19º Rumos Itaú Cultural

De 580 inscritos, três foram selecionados e outros cinco, cuja produção tem à frente outras localidades, devem impactar o Estado

Acervo RecordançaAcervo Recordança - Foto: Ju Brainer/Divulgação

Dos 580 projetos de Pernambuco inscritos para a 19ª edição do Rumos Itaú Cultural, três foram selecionados e outros cinco, cuja produção tem à frente outras localidades, devem impactar o Estado. A seleção, anunciada em coletiva nesta quarta-feira (16) pelo Itaú Cultural - idealizador do Rumos - veio após adiamentos em face da pandemia do novo coronavírus.

Entre os resultados, uma tendência de pesquisadores e artistas que se voltaram para recortes que rondam o cotidiano atual, a exemplo de temáticas como negritude, feminismo e acessibilidade, foi observada. Para a 19 edição, foram recebidos 11.246 projetos de todo o País e selecionados 91, contemplando todas as regiões.

Sobre o adiamento do processo de seleção por causa da pandemia, de acordo com Eduardo Saron, diretor da instituição, havia duas opções: cancelar a edição do Rumos ou adequar e seguir com a análise dos projetos, focando nos que seriam viáveis para execução diante da situação atual trazida pelo surto da doença.

“Quando começamos o processo de seleção dos inscritos, o mundo era outro, não havia sinal da Covid-19. Optamos em construir uma solução e debatê-la com a Comissão de Seleção e isso nos deu a certeza de que deveríamos seguir, tendo em vista a possibilidade de apoiar a produção de projetos, mesmo dentro das restrições impostas pelo surto pandêmico”, pontua Saron.

 

Questões avaliadas

Nesta edição do Rumos, além das questões relacionadas ao negro, ao feminismo, ao índio e à acessibilidade, vale ressaltar que houve também uma crescente na pluralidade das áreas em que os projetos foram pensados.

"O Rumos continuou, só que de outra forma. Em concomitante, o Itaú Cultural criou outros vários editais e um palco virtual no seu site, para também acolher essas manifestações culturais. Isso tudo exigiu uma movimentação e um empenho grande por parte da instituição”, conta Eduardo Saron.

Ele explica que a prioridade foi de projetos que poderiam ocorrer de forma menos presencial possível. “O cenário continua turbulento. Por isso, a nossa opção em buscar projetos que pudessem acontecer em situação de suspensão social. Esse foi o nosso grande desafio, que envolveu muita conversa com a comissão e com os parceiros. Infelizmente, projetos maravilhosos ficaram de fora, porque só poderiam ocorrer presencialmente”, frisa.

Inscrições 

Outra ressalva diz respeito ao percentual de projetos inscritos advindos das capitais (70%) e de outras cidades (27%). E com exceção do Amapá, todos os estados do País e o DF, tiveram propostas contempladas.

Mas, embora o Amapá não tido projeto selecionado, não vai deixar com isso de receber os impactos de trabalhos de outras unidades da federação, como por exemplo “Oneidr Bastos - 60 anos de Canto Amazônico”, cujo proponente tem origem em São Paulo.

Pernambuco 

De Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana do Recife (RMR), “ Frevo às Cegas”, proposto por Danielle França, foi um dos selecionados. Com temática na dança e recorte na acessibilidade, a ideia é que haja impacto em todo o Estado.

De Igarassu, também na RMR, a “ Turnê O Som das Baquetas”, proposta por José Emerson, também pretende impactar com a temática da música, Pernambuco como um todo.

Do Recife, o projeto “ Reconectando s Própria História - Acervo RecorDança, de autoria de Alice Moreira de Melo, foi contemplado.

Veja também

Banda Devotos se torna Patrimônio Cultural do Recife após Lei sancionada pelo prefeito
Cultura

Banda Devotos se torna Patrimônio Cultural do Recife após Lei sancionada pelo prefeito

Juninho, ex-BBB 24, volta ao antigo trabalho após o reality: ''ficou rico, é?''
BBB 24

Juninho, ex-BBB 24, volta ao antigo trabalho após o reality: ''ficou rico, é?''

Newsletter