Fomento

Petrobras encerra inscrições para chamada pública de patrocínio cultural nesta segunda (31)

Companhia vai investir R$ 10 milhões na iniciativa

PetrobrasPetrobras - Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil

A Petrobras encerra, nesta segunda-feira (31), o período de inscrições para a chamada pública para patrocínios a projetos em museus, instituições e centros culturais de todo o país e que destaquem a cultura brasileira. O programa Petrobras Cultural recebe os projetos através do site. No total, a companhia vai investir R$ 10 milhões na iniciativa. O resultado tem previsão de ser divulgado em maio, com os projetos começando a ocorrer em julho deste ano. 

A proposta deve contemplar pelo menos um dos temas: Arte/cultura brasileira; Cultura popular/regionalidades; Folclore brasileiro; e História do Brasil, que poderá incluir também ações comemorativas ao bicentenário da independência, bem como outros temas históricos. Essa é a quarta chamada cultural promovida pela Petrobras desde 2020, mantendo a companhia como incentivadora contínua da cultura brasileira.  

Podem ser inscritos projetos a serem realizados de forma presencial, digital ou híbrida, em qualquer cidade do Brasil. As iniciativas podem incluir mostras e exposições; oficinas, seminários, encontros temáticos; propostas educativas em espaços ou em exposições; e outros projetos que incrementam a experiência do público nos espaços culturais. Os projetos devem já estar aprovados para uso de recursos de lei federal ou estadual de incentivo à cultura. 

Patrocínio na cultura 
A Petrobras é uma das principais patrocinadoras do desenvolvimento cultural no Brasil, e atua nas linhas de Artes Cênicas, Música, Audiovisual e Múltiplas Expressões. Nessa última, a companhia vem apoiando a programação de espaços consagrados como Theatro Municipal, Sala Cecília Meirelles e Museu de Arte Moderna, no Rio de Janeiro, além de feiras e eventos literários. Nos últimos dois anos, foram lançadas três chamadas para patrocínio a projetos culturais, que tiveram como foco o público infantil.

Veja também

BBB 24: Tadeu pede mudança em sorteio de Prova do anjo para evitar acusações de trapaça
BBB 24

BBB 24: Tadeu pede mudança em sorteio de Prova do anjo para evitar acusações de trapaça

Equipe de Wanessa Camargo se manifesta após desclassificação: "Jogo acabou"
BBB 24

Equipe de Wanessa Camargo se manifesta após desclassificação: "Jogo acabou"