Petrúcio Amorim, cantor e compositor de forró, ganha biografia

Graça Rafael lança livro em que detalha vida pessoal e profissional do caruarense Petrúcio Amorim, em noite de autógrafos nesta quinta-feira (10), no Parraxaxá de Boa Viagem

Petrúcio Amorim e Graça RafaelPetrúcio Amorim e Graça Rafael - Foto: Divulgação

Ao longo de dez anos e três meses, o forrozeiro Petrúcio Amorim e a escritora Graça Rafael, 69 anos, se reuniram para relembrar a história do músico. Como bons amigos, falavam sobre sua carreira, sua vida pessoal, sua música. Todas essas histórias se reúnem em "Petrúcio Amorim - O Poeta do Forró" (R$ 70; 218 páginas), autobiografia autorizada que tem lançamento nesta quinta-feira (10), às 19h, no restaurante Parraxaxá, em Boa Viagem.

O evento terá a presença da autora, do próprio Petrúcio e da atriz Fabiana Pirro, que fará interpretação de algumas passagens da obra. A ideia de fazer um livro recontando a vida de Petrúcio veio da filha de Graça, que encorajou a mãe após uma visita ao músico.

A ideia foi logo apreciada pela esposa dele na época. Petrúcio compartilhou apenas agora, contudo, que de início resistiu, estranhando a ideia. "Ele se achava muito jovem para esse tipo de trabalho, mas na medida em que nós fomos se encontrando e conversando nós passamos a conviver muito mais, nos encontrando semanalmente", lembra Graça, sobre o artista que tem atualmente 59 anos.

Leia também:
Trio do Forró com novo local de partida
Campina Grande volta atrás e confirma Elba Ramalho no São João
São João de Caruaru irá explorar diversos ritmos


No processo, Graça foi vendo sua admiração pelo colega crescer. "Eu vim morar muito cedo aqui no Recife e sempre gostei das músicas dele por acompanhar o forró de qualidade. Ele é uma pessoa que admiro demais nas composições", elogia. Ela conta também que a aproximação com Petrúcio se deu de forma fácil. "Eu sempre fui fã de shows de forró e estava muito presente. Então, nessa convivência entre palco e plateia, eu desenvolvi uma amizade com a maioria dos forrozeiros. Tudo fluiu de maneira maravilhosa", relata.

   Cantoria e poesia

Graça acredita que não teve dificuldades em sua estreia como escritora. "Eu sou muito imbuída com as coisas da nossa cultura, vivo no meio de pessoas e lugares que respiram forró, cantoria e poesia. Por isso, conversar com ele não foi dificuldade nenhuma, me achei completamente à vontade para falar de uma pessoa que admiro tanto", conta.

No livro, nos são apresentados vários lados de Petrúcio: "é uma mistura da vida pessoal e profissional, porque ele contou tudo. São tantos momentos que fica difícil especificar um mais emocionante. Ele teve uma infância muito sofrida e nem tudo para ele foi como as mil maravilhas. Tivemos muitos momentos e várias emoções", diz Graça.

Serviço:
Lançamento da biografia "Petrúcio Amorim - O Poeta do Forró", de Graça Rafael
Nesta quinta-feira (10), das 19h às 22h
Restaurante Paraxaxá (Av. Fernando Simões Barbosa, 1200, Boa Viagem)
Informações: (81) 3463-7874

Veja também

'Os últimos dias de Gilda' é selecionada para o Festival de Berlim
Série brasileira

'Os últimos dias de Gilda' vai para o Festival de Berlim

BBB21: Fiuk parece estar saturado de flertes com Juliette
REALITY

BBB21: Fiuk parece estar saturado de flertes com Juliette