Infantil

Podcast conta para crianças histórias inspiradas em personalidades negras

"Calunguinha - O Cantador de Histórias" é narrado por artistas como Lázaro Ramos, Naruna Costa e Ícaro Silva

Podcast integra iniciativa do Spotify Podcast integra iniciativa do Spotify  - Foto: Divulgação

A dificuldade para fazer o pequeno Caetano dormir fez Stela Nesrine e Lucas Moura - mãe e padrasto do menino de cinco anos - refletirem sobre a ausência de conteúdos de áudio voltados para crianças negras. Esse foi o ponto de partida para o casal idealizar e desenvolver o podcast “Calunguinha - O Cantador de Histórias”, fruto do Sound Up, programa do Spotify que busca impulsionar criadores de comunidades sub-representadas. 

Com 12 episódios, o podcast conta (e canta) histórias inspiradas em importantes figuras negras do Brasil. O primeiro conto, que estreou na última sexta-feira, fala sobre João Batista, o Rei Malunguinho, último líder do Quilombo do Catucá, em Pernambuco. Luisa Mahin, João Cândido, Dona Joventina, Teiniaguá, Xica Manicongo, Teresa de Benguela, Chaguinhas, Ganga Zumba, Galanga, Zeferina e Preto Cosme serão as próximas personalidades retratadas.
 


“Nesta primeira temporada, estamos trabalhando com a ideia de personagens míticos. São histórias que possuem poucos documentos históricos, repassadas muito mais pela via da oralidade. E a gente embarca na ludicidade para poder construir uma linguagem para as crianças ao contar essas narrativas”, comenta Lucas, que dirigiu e criou o roteiro do projeto. 
 

Já que a pesquisa bibliográfica não dá conta de todos os dados sobre os personagens, a dupla de criadores tratou de preencher essas lacunas com muita imaginação. Dessa maneira, o Rei Malunguinho se torna o guardião de uma chave mágica, que ele utiliza para abrir celas e libertar os seus irmãos do cativeiro. “Como falar sobre temas tão delicados para as crianças? A gente tenta reverter o olhar, pegando materiais de dor e guiando o olhar para a magia da ficção”, explica Stela, diretora musical e designer de som do podcast.

Todos os contos são apresentados às crianças a partir do pequeno Calunguinha, personagem criado por Lucas para o teatro. De alguma maneira, as histórias que o menino ouve dos adultos se conectam a aspectos vivenciados no seu cotidiano. “As crianças passam por desafios e a gente quer que o nosso podcast possa ajudá-las a lidar com isso", aponta Stela. 

Além de Lázaro Ramos, outros artistas convidados narram os episódios. Estão entre as participações, nomes como Ícaro Silva, Naruna Costa, Luedji Luna, Solange Couto, Margareth Menezes e Yuri Marçal. “Eu decidi que queria fazer teatro porque ficava imitando os filmes do Lázaro Ramos em casa. Então, quando ele aceitou fazer o primeiro episódio, a  gente viu que nossa ideia tinha potência e outras pessoas se interessavam por ela. Eu ainda estou em êxtase por causa dos nomes com os quais a gente trabalhou. São todos referências para nós”, diz Lucas.

Além da dramaturgia em si, a música é um importante elemento dentro das narrativas ouvidas por Calunguinha. Para cada episódio, Stela compôs uma canção diferente, além de ter mergulhado em pesquisas sobre a musicalidade de cada período retratado nas histórias. “Quando falamos de conteúdo de áudio, a música não é só um apoio. Ela traz sensações e nos transporta para uma época determinada. Tentei trazer esses elementos ao máximo, mesclando também com as identidades dos nossos convidados, para mostrar que existem pessoas pretas vivas, criando novas coisas ainda hoje e que isso se funde à nossa ancestralidade”, afirma a musicista. 
 

Veja também

Samba: Carla Rio festeja aniversário no Bairro do Recife
Festa

Samba: Carla Rio festeja aniversário no Bairro do Recife

Zé Carioca: 80 anos celebrados com obra lançada na Bienal de São Paulo
Bienal de SP

Zé Carioca: 80 anos celebrados com obra lançada na Bienal de São Paulo