Cultura popular

Poeta Ricardo Lisboa entrevista artistas de Pernambuco no 'Cultura a Pé'

Realizados de forma independente, vídeos do projeto são publicados no YouTube

Os poetas Ângelo Bueno e Ricardo LisboaOs poetas Ângelo Bueno e Ricardo Lisboa - Foto: Reprodução/Instagram

Foi em meio às dificuldades impostas aos artistas pela pandemia de Covid-19 que nasceu o “Cultura a Pé”. Idealizado e produzido pelo poeta olindense Ricardo Lisboa, o projeto reúne nomes da cena cultural pernambucana em entrevistas registradas em vídeo e publicadas no YouTube

Segundo Ricardo, o intuito do projeto é não só dar visibilidade aos artistas entrevistados, mas também registrar a vivência cultural em suas comunidades. “Como faço o caminho até o local marcado para a conversa a pé, vou mostrando um pouco desses lugares. Por enquanto, o foco tem sido a Região Metropolitana do Recife, mas meu desejo é poder expandir isso”, revela. 

O “Cultura a Pé” nasceu de um sonho que Ricardo teve, em fevereiro deste ano. Ao acordar, o poeta ainda lembrava de sua imagem fazendo perguntas a um artista sem rosto. Sem conseguir tirar a ideia da cabeça, resolveu colocá-la em prática no mesmo dia. 
 

“Tinha um celular com uma câmera razoável e um tripé. Então, liguei para Pedro Garrido, que é mestre bonequeiro, e marquei o bate-papo já naquela tarde. De tão empolgado que eu estava, criei o canal no YouTube e o vídeo foi ao ar no mesmo dia. Só depois é que passei a estudar coisas sobre edição e a me aprimorar”, conta.

Mais de 30 artistas de diferentes segmentos já foram entrevistados pelo poeta desde fevereiro. No último domingo, foi ao ar o episódio com o poeta marginal Ângelo Bueno, em um passeio pelas ruas da região central do Recife. Já participaram do projeto convidados como o carnavalesco Zuza Miranda e o músico Rogerman. 

Até agora, é Ricardo quem dá conta de todo o trabalho, desde o roteiro até a edição de vídeo. Sem financiamento público ou patrocínio privado, ele almeja conquistar apoio para conseguir dar continuidade ao projeto. “Faço da maneira que eu posso, com os recursos que tenho, mas gostaria de fazer melhor e com mais frequência”, aponta. Mais informações: (81) 983626151. O "Cultura a Pé" conta ainda com um perfil no Instagram

Veja também

Anitta dá beijão em 'crush' durante Domingão com Huck
TELEVISÃO

Anitta dá beijão em 'crush' durante Domingão com Huck

Françoise Forton guardou segredo sobre câncer por dez anos, mas quebrou silêncio para fazer alertaATRIZ

Françoise Forton guardou segredo sobre câncer por dez anos, mas quebrou silêncio para fazer alerta