Cultura+

Polêmica na França por Polanski presidir os César

Cineasta foi acusado de estuprar uma adolescente de 13 anos em 1977 e se declarou culpado de "relações sexuais ilegais" com uma menor

Roman Polanski ficou conhecido por dirigir filmes como o "Pianista" e "Chinatown"Roman Polanski ficou conhecido por dirigir filmes como o "Pianista" e "Chinatown" - Foto: Guillaume Souvant/AFP

A ministra francesa dos Direitos da Mulheres, Laurence Rossignol, qualificou nesta sexta-feira de "surpreendente e chocante" que o cineasta Roman Polanski, acusado de estupro nos Estados Unidos, presida a entrega dos prêmios César do cinema, em fevereiro.

"É uma eleição que demonstra, de parte dos que decidiram nomear o presidente dos César, uma indiferença sobre fatos reprováveis", declarou a ministra. O diretor de "Tess, uma lição de vida", o "Pianista" e "Chinatown" é acusado pela justiça dos EUA de estuprar uma menor em 1977.

Uma associação feminista já convocou uma manifestação para o dia da cerimônia - 24 de fevereiro - dos César em Paris para protestar contra a presidência de Polanski.

A designação de Polanski é um gesto "indigno diante das numerosas vítimas de estupros e agressões sexuais", avaliou a associação Osez le Féminisme, que já recolheu 25 mil assinaturas para forçar a "destituição" do presidente dos César.

A ex-ministra da Cultura Aurelie Filippetti opinou na véspera que a escolha revela a "liberdade absoluta da Academia", e defendeu que se "deixe Polanski presidir esta cerimônia". "Isto foi algo que ocorreu há 40 anos".

A Academia de Artes e Técnicas do Cinema, que organiza os César, não reagiu à polêmica.

Polanski, hoje com 83 anos, foi acusado na Califórnia em 1977 de estuprar uma adolescente de 13 anos. O cineasta se declarou culpado de "relações sexuais ilegais" com uma menor, mas fugiu dos Estados Unidos antes do veredicto. Polanski vive atualmente na França com sua mulher, a atriz Emmanuelle Seigner.

Veja também

Cannes assiste a estreia de astro de 'Round 6' na direção e filme sobre imperatriz Sissi
Cinema

Cannes assiste a estreia de astro de 'Round 6' na direção e filme sobre imperatriz Sissi

Musical infantil "Evaristo, a Cutia" ganha sessão em Camaragibe
Para Crianças

Musical infantil "Evaristo, a Cutia" ganha sessão em Camaragibe